Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

MANUTENÇÃO DE SUA PRE-CANDIDATURA PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • MANUTENÇÃO DE SUA PRE-CANDIDATURA PELO PARTIDO DOS TRABALHADORES A PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2001 - Página 7126
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REGISTRO, LEVANTAMENTO DE DADOS, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, ASSOCIADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), MUNICIPIOS, MAIORIA, APOIO, POSSIBILIDADE, CANDIDATURA, ORADOR, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • INFORMAÇÃO, ENCAMINHAMENTO, PRESIDENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DECISÃO, ORADOR, DISPUTA, INDICAÇÃO, CANDIDATURA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de registrar o resultado do levantamento que tenho feito desde o dia 04 de abril e da decisão que tomei no sentido de definitivamente, ser pré-candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores. Desde o início de março, tenho ouvido membros do Diretório Nacional e colegas Deputados Federais e Estaduais, alguns dos quais ponderaram que seria melhor eu abrir mão de ser pré-candidato à Presidência da República, de tal maneira que pudesse Luiz Inácio Lula da Silva, o nosso Presidente de Honra, ser consagrado, por consenso, o nosso candidato.

            Entretanto, resolvi fazer esse levantamento. Visitei diversas cidades e regiões brasileiras: no interior do Estado do Piauí, Campo Maior e José de Freitas; São José do Rio Preto; a cidade do Rio de Janeiro; e Santos. Em São Paulo, fiz palestras na Escola João Hiroshi, na Estrada do Alvarenga - uns dos bairros vizinhos à Diadema com maior problemática do ponto de vista social - e em Pedreira. Estive, ontem, em Fortaleza e, no domingo, em Santos. Estive na cidade de Tiradentes. Em todos esses lugares, falei para as bases do Partido. Normalmente, nesses auditórios estavam presentes cerca de 60% ou 70% de filiados, e o restante de simpatizantes do Partido dos Trabalhadores.

Em todos esses auditórios e platéias, após os debates, nos quais fiz questão de detectar palavras favoráveis à retirada da minha candidatura, foi feito levantamento. E, normalmente, 80%, 85% ou 90% dos presentes diziam que seria muito importante que eu mantivesse a minha pré-candidatura.

Registro esse fato, porque, ainda há pouco, encontrei-me com o Deputado José Genoíno e conversei com o Deputado Geraldo Magela. Ambos disseram que expuseram para o jornalista Fábio Zanini, do jornal Folha de S.Paulo, que consideraram injusta a minha ponderação de que seria importante que os membros da Direção e os Deputados Federais do Partido dos Trabalhadores pudessem informar-se com a base do Partido sobre essa questão.

O companheiro e Deputado José Genoíno disse-me que está sempre em contato com a base e que tem viajado muito, sobretudo no interior de São Paulo, onde visitou as 14 macrorregiões - e eu tenho conhecimento disso. Então, tenho a certeza de que, se ele estiver formulando a mesma questão, ele obterá um resultado semelhante àquele que eu estou obtendo no enquête que solicitei a pessoas em todo o Brasil, sejam filiados do Partido, sejam simpatizantes do PT, sejam aqueles que desejam opinar a respeito.

A questão é a seguinte: o Senador Eduardo Suplicy deve manter a sua pré-candidatura à Presidência da República ou o Senador Eduardo Suplicy deve retirar a sua pré-candidatura à Presidência da República? Sobre o resultado de tal enquête, desejo informar que chegaram, desde o dia 4 de abril até 24 de abril, 9 (agora há pouco), no endereço esuplicy@senado.gov.br, 1.090 respostas. Destas, 1.030, ou seja, 94,5%, desejam que eu mantenha a minha candidatura; 25 pessoas, ou seja, 2,3% estão dizendo que devo retirar a minha candidatura; finalmente, 35, ou seja, 3,2% desejam que seja candidato a Governador, ou a Vice, ou que me mantenha no Senado Federal sem ser candidato.

Diante deste quadro de 94,5% de respostas favoráveis a que eu mantenha a minha pré-candidatura e tendo em vista o que pude perceber nesse mesmo sentido tanto em Santos como em São José do Rio Preto ou no interior do Piauí, ou ontem no Ceará, ou na periferia de São Paulo, devo manter a minha pré-candidatura. A propósito, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, perante 29 alunos, todos os 29 proclamaram que eu deveria continuar pré-candidato. Obviamente, não é uma amostra adequada, mas fiz questão de ir a lugares onde ela existe.

Há pouco, conversei com o Deputado Geraldo Magela, que me informou que, amanhã à noite, a Presidente do PT, Arlete Sampaio, presidirá um debate sobre a sucessão a Governador do Distrito Federal. Haverá uma disputa entre cinco pré-candidatos para o Governo do Distrito Federal.

Quero dizer que irei sugerir à Presidente do Distrito Federal, Arlete Sampaio, que em uma dessas oportunidades de debate inclua a questão - e, se quiserem, disponho-me a estar presente para debater - se deve ou não haver prévias e, portanto, à minha pré-candidatura. Mas o sentimento que percebo em todas as pessoas é que o mais adequado e saudável para o Partido é que eu mantenha meu nome.

Por essa razão, encaminhei ontem comunicação ao Presidente José Dirceu e à Executiva Nacional dizendo que, definitivamente, sou candidato à Presidência e, sobretudo, disponho-me a estar expondo propostas ao Partido, podendo estar debatendo com Lula e com todos os filiados, sempre com o maior respeito.

Reitero que, caso Lula seja o vencedor, serei o mais entusiasta de seus apoiadores. Tenho, todavia, a convicção de que tenho também condições de estar disputando com o Lula de igual para igual, com o maior respeito. Será uma honra para mim estar disputando com Lula ou com outros companheiros a candidatura à Presidência da República; entretanto, tenho a convicção da possibilidade de vencer tanto a prévia como, posteriormente, a sucessão presidencial, ou seja, a eleição para a Presidência da República, Senador Antonio Carlos Valadares, que preside esta sessão.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares) - Senador Eduardo Suplicy, tenho certeza de que, se V. Exª chegar à Presidência da República, o nosso País não será este em que estamos vivendo.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Muito obrigado, Senador Antonio Carlos Valadares.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2001 - Página 7126