Discurso durante a 40ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

VOTO DE CONGRATULAÇÕES AOS MINISTROS DA SAUDE, SR. JOSE SERRA, E DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER, PELO TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DE ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, QUE CULMINOU COM A APROVAÇÃO DA PROPOSTA BRASILEIRA DA RESOLUÇÃO, DEFININDO O ACESSO AOS MEDICAMENTOS E A TECNOLOGIA DE COMBATE A AIDS UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS.

Autor
Leomar Quintanilha (PPB - Partido Progressista Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • VOTO DE CONGRATULAÇÕES AOS MINISTROS DA SAUDE, SR. JOSE SERRA, E DAS RELAÇÕES EXTERIORES, SR. CELSO LAFER, PELO TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DE ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, QUE CULMINOU COM A APROVAÇÃO DA PROPOSTA BRASILEIRA DA RESOLUÇÃO, DEFININDO O ACESSO AOS MEDICAMENTOS E A TECNOLOGIA DE COMBATE A AIDS UMA QUESTÃO DE DIREITOS HUMANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2001 - Página 7105
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, REQUERIMENTO, AUTORIA, EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, SENADOR, VOTO, CONGRATULAÇÕES, JOSE SERRA, CELSO LAFER, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), ITAMARATI (MRE), GESTÃO, APROVAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), RESOLUÇÃO, GARANTIA, DIREITOS HUMANOS, ACESSO, MEDICAMENTOS, SINDROME DE IMUNODEFICIENCIA ADQUIRIDA (AIDS), LIBERAÇÃO, PATENTE DE REGISTRO, FALSIFICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO GRATUITA.

O SR. LEOMAR QUINTANILHA (Bloco/PPB - TO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, associo-me às manifestações do autor do requerimento, Senador Eduardo Siqueira Campos, por essa considerável vitória que obteve o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores, na Comissão de Direitos Humanos da ONU, quando conseguiram definir como questão de direitos humanos a distribuição do coquetel de remédios de combate à AIDS.

Sr. Presidente, vários medicamentos de combate à AIDS são fabricados aqui, no Brasil, e têm permitido estender ou dar longevidade aos pacientes afetados pelo vírus HIV; a experiência tem dado certo. E essa decisão foi importante porque vários dos remédios produzidos por países estrangeiros não possuíam ainda essa decisão de integrar o coquetel de forma gratuita, de acesso universal, como o que foi conquistado agora junto à Comissão de Direitos Humanos.

Por essa razão, quero associar-me à manifestação do Senador Eduardo Siqueira Campos e cumprimentar também o Ministério de Relações Exteriores, o Ministro Celso Lafer, e o Ministro José Serra, pela brilhante conquista.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2001 - Página 7105