Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. ANDRE ANTONIO MAGGI.

Autor
Osmar Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Osmar Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. ANDRE ANTONIO MAGGI.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2001 - Página 7293
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANDRE ANTONIO MAGGI, EMPRESARIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

O SR. OSMAR DIAS (Bloco/PSDB - PR. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, conversei com Blairo Maggi no sábado por telefone. Portanto, um dia antes de falecer André Antônio Maggi, seu pai. Conversávamos a respeito do que representou a família Maggi em São Miguel do Iguaçu, pequena cidade do Paraná, próxima a Foz do Iguaçu.

A família Maggi ali começou, conforme disse o Senador Carlos Bezerra, como trabalhadores que se transformaram em grandes produtores de sementes no Estado do Paraná.

Quando Secretário da Agricultura, eu visitei as empresas de André Maggi e de seus filhos, e pude ver que ali começava uma empresa que cresceria, mas eu não tinha idéia de que ela iria transformar-se na maior produtora de soja do mundo, como é a empresa deixada por André Maggi a seus filhos.

Eu tenho certeza absoluta de que Blairo Maggi e a família conduzirão os negócios com o mesmo dinamismo que o Sr. André, porque, evidentemente, eles aprenderam com o Sr. André. Mas temos que lamentar a morte de André Maggi, um homem muito importante para o Paraná, para o Mato Grosso e para o Brasil.

Antes de falecer, ele fez um pedido, que foi atendido. O seu corpo saiu de São Paulo, onde ocorreu o falecimento, e foi transferido para Sapezal, onde as pessoas puderam acompanhar os momentos de tristeza da família Maggi. Depois foi trazido para São Miguel do Iguaçu, sua cidade, onde ele foi sepultado e, evidentemente, onde há uma tristeza muito grande.

Há mais ou menos dois anos - não sei se o Senador Jonas Pinheiro e o Senador Antero Paes de Barros compareceram -, eu estive numa festa promovida pela família Maggi, comemorando os 100 anos do pai do Sr. André Maggi. Ele fazia 100 anos e o Sr. André estava muito feliz, vendo seu pai ali comemorando, com uma taça de vinho, seus 100 anos de vida.

Nós os paranaenses estamos tristes com a morte do André Maggi, pelo que ele representou no Estado do Paraná, como exemplo de vida, de dinamismo, de competência. Sobretudo eu, que sou ligado à agricultura, posso avaliar que ele foi muito importante, não só porque montou uma empresa de produção de sementes, mas também porque mostrou que a agricultura no Paraná era viável, e depois, como disseram os Senadores Carlos Bezerra e Jonas Pinheiro, que o era em Mato Grosso.

Por isso, quero aqui deixar a solidariedade do Paraná à família Maggi.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2001 - Página 7293