Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. ANDRE ANTONIO MAGGI.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. ANDRE ANTONIO MAGGI.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2001 - Página 7294
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANDRE ANTONIO MAGGI, EMPRESARIO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ESTADO DO PARANA (PR), ESTADO DE MATO GROSSO (MT).
  • REGISTRO, OCORRENCIA, INUNDAÇÃO, MUNICIPIO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), PROVOCAÇÃO, MORTE, DESTRUIÇÃO, HABITAÇÃO.
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, MUNICIPIO, CUIABA (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), VITIMA, INUNDAÇÃO.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (Bloco/PSDB - MT. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, quero também apresentar minha solidariedade pessoal à família Maggi.

De todos nós Senadores de Mato Grosso, quem tem mais relação com a família Maggi é o Senador Jonas Pinheiro, de quem Blairo Maggi é suplente. Por causa disso, assumiu o mandato aqui no Senado da República.

Tive oportunidade de conhecer o Sr. André Maggi numa época, Senador Jonas Pinheiro, em que acabávamos de assumir a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso. Eu era responsável, portanto, pela Comissão de Defesa Civil do Estado, durante a tragédia que se abateu sobre Cuiabá em 1995, com as enchentes tomando conta da nossa capital.

O que ocorreu ali foi uma situação de enorme solidariedade da família Maggi e, especificamente, do Sr. André Maggi. As primeiras carretas de socorro aos favelados, Senador Jonas Pinheiro, vieram como doação da família Maggi. No instante em que as pessoas estavam sem lugar para ficar, sem casa para morar, sem possibilidade de alimentação, que a sociedade se mobilizava solidariamente, lá estava o Sr. André Maggi. Foi candidato único a prefeito de Sapezal, foi candidato sem adversário, tal sua liderança no município, tal a respeitabilidade que conquistou no município, exatamente porque, saindo do Paraná e indo para Mato Grosso, foi nos ensinar que os cerrados eram produtivos, transformando hoje Mato Grosso numa enorme potencialidade agrícola.

Quero cumprimentar a família Maggi, em nome do Senador Blairo Maggi, com quem tive curta convivência nesta Casa e a quem conheci há pouco tempo, mas de quem posso dizer que é um referencial na questão da liderança do setor produtivo no Estado de Mato Grosso pela competência e pela forma correta com que administra suas empresas.

Fica, portanto, aí, a nossa solidariedade ao Sr. André Maggi.

Antes de encerrar, Sr. Presidente, gostaria de fazer um parêntese. Tenho certeza de que o que vou dizer traduz o sentimento do Senador Fernando Bezerra, que já esteve tratando desse assunto com o Ministro Aloysio Nunes, e do Senador Jonas Pinheiro.

Cuiabá viveu, de ontem para hoje, um de seus dias mais tristes desde 1719, quando foi fundada.

Ontem, caiu uma chuva em Cuiabá, desde às vinte horas até às cinco horas, e lamentavelmente temos o dever de informar ao Brasil que já são, neste momento, 14 mortos, 14 pessoas cujos corpos foram encontrados, são milhares de desabrigados no Município de Cuiabá. E eu não poderia, na condição de Senador do PSDB, dizer aqui e conclamar o Governo Federal a estar solidário com a gente da minha terra. O Presidente Fernando Henrique deveria, a exemplo do que fez com Minas Gerais, estar sobrevoando, visitando Cuiabá, falando com o Governador Dante de Oliveira, falando com o Prefeito Roberto França, para esse socorro tão necessário a milhares de famílias que estão, lamentavelmente, neste momento, sem ter onde morar.

As informações que temos é que são mais de quatro mil famílias desabrigadas, situação que, infelizmente, ocorre exatamente na periferia.

Gostaria aqui de dizer que todos os Senadores de Mato Grosso estão solidários com o povo de Cuiabá, solidários com o Prefeito Roberto França e com o Governador Dante de Oliveira e que vamos envidar esforços junto à Defesa Civil Nacional para que o socorro se faça sem burocracias, seja imediato, para aliviar a dor daqueles que, infelizmente, já perderam 14 dos nossos irmãos cuiabanos. São os números atuais da tragédia.

Gostaria de fazer, portanto, esse apelo à Defesa Civil do Governo Federal, ao Presidente Fernando Henrique. Neste momento, Cuiabá precisa da solidariedade do Governo Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2001 - Página 7294