Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DA REALIZAÇÃO EM VITORIA - ES, ENTRE OS DIAS 30 DE ABRIL E PRIMEIRO DE MAIO, DO DECIMO SEXTO CONGRESSO NACIONAL DE HEPATOLOGIA.

Autor
Ricardo Santos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo Ferreira Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REGISTRO DA REALIZAÇÃO EM VITORIA - ES, ENTRE OS DIAS 30 DE ABRIL E PRIMEIRO DE MAIO, DO DECIMO SEXTO CONGRESSO NACIONAL DE HEPATOLOGIA.
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2001 - Página 8011
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, ELOGIO, REALIZAÇÃO, CONGRESSO, AMBITO NACIONAL, DOENÇA TRANSMISSIVEL, DEBATE, DIFUSÃO, METODO, TRATAMENTO, SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE PUBLICA, VACINAÇÃO, SOCIEDADE.

O SR. RICARDO SANTOS (Bloco/PSDB - ES. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, faço neste momento um breve registro da realização, em Vitória, no Estado do Espírito Santo, do XVI Congresso Nacional de Hepatologia, realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio, sob a responsabilidade da Sociedade Brasileira de Hepatologia, presidida pelo médico capixaba Dr. Carlos Sandoval Gonçalves.

O evento, que contou com a minha presença na sessão de abertura, revestiu-se do mais absoluto sucesso, contando com mais de 800 participantes de todos os Estados brasileiros, número recorde entre os eventos dessa natureza na área de Hepatologia. Participaram também cientistas de outros países, como França, Estados Unidos, Canadá, Espanha, e Argentina.

Os resultados do Congresso foram particularmente relevantes na discussão e difusão de novos métodos de prevenção e de terapêutica para o controle de doenças hepáticas crônicas, destacando-se a prevenção das hepatites B e C; a conscientização da classe médica sobre a necessidade de se fazer um diagnóstico precoce da hepatite e da adoção de terapêuticas adequadas para o tratamento de doenças hepáticas crônicas, seja a hepatite, a cirrose ou outras doenças hepáticas. O Congresso também serviu para alertar as autoridades públicas para a necessidade de vacinação em massa contra a hepatite B.

Ao fazer este registro, congratulo-me com a Sociedade Brasileira de Hepatologia e com os coordenadores daquele evento, dentre eles: Dr. Carlos Sandoval Gonçalves, Dr. Emílio Mameri, Drª Maria da Penha Zago e Dr. Fausto Lima Pereira.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2001 - Página 8011