Discurso durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CRITICAS A DECISÃO DO GOVERNO DE EXTINGUIR AS SUPERINTENDENCIAS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA E DO NORDESTE. DEFESA DA APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES NAQUELAS SUPERINTENDENCIAS PELA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. (COMO LIDER)

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • CRITICAS A DECISÃO DO GOVERNO DE EXTINGUIR AS SUPERINTENDENCIAS DE DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA E DO NORDESTE. DEFESA DA APURAÇÃO DAS IRREGULARIDADES NAQUELAS SUPERINTENDENCIAS PELA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2001 - Página 8012
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, TRANSFORMAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), AGENCIA, AUSENCIA, CONSULTA, GOVERNADOR, SENADO.
  • DEFESA, ATUAÇÃO, COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL, CORRUPÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA (SUDAM), SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE).

O SR. NEY SUASSUNA (PMDB - PB. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, o assunto Sudam e Sudene nos pegou de surpresa. Sabíamos que seria levada a cabo uma transformação; que se estudava transformar em agência esses dois órgãos. Esperávamos que o ritual fosse o de se consultar lideranças, conversar com Deputados e Senadores, dando-se algumas informações e discutindo-se, com a opinião de todos, uma modificação. Nada disso ocorreu.

Uma medida provisória determinou o que se teria de fazer, e nenhuma consulta, como se nós não existíssemos, os Governadores não existissem e nenhuma liderança existisse naquele vácuo que forma o Nordeste e o Norte do País.

É óbvio que ninguém está feliz. Eu, por exemplo, estou extremamente constrangido, chateado e deprimido, porque isso não é forma de se tratar mais de 1/3 da população brasileira.

Entendemos que aconteceram coisas erradas, que precisam ser apuradas. Os culpados têm de ser punidos, mas não se pode punir, do dia para a noite, instituições que prestaram serviço, modificando-se regras que foram extremamente razoáveis para a nossa Região e para a Região Norte do País.

Portanto, Sr. Presidente, nós, na Comissão de Fiscalização, apresentaremos requerimento, fazendo também a nossa parte na apuração dos que são culpados no caso Sudam e Sudene. Vamos iniciar, com toda certeza, uma investigação, em profundidade, no Senado da República. Esses requerimentos serão apresentados na próxima semana, quando vamos começar a agir para separar o joio do trigo, para não dar a impressão de que todos os que representam as bancadas do Norte e o Nordeste são pessoas inidôneas. Não! Lá há milhões de pessoas de bem. Se alguns não o fizeram, que sejam apontados, mas queremos mais respeito do Governo central para com os nordestinos e para com os nortistas.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2001 - Página 8012