Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DA REALIZAÇÃO HOJE, EM PALMAS/TO, DE SEMINARIO SOBRE ESPORTES COM A PRESENÇA DO SECRETARIO NACIONAL DO ESPORTE, SR. LARS GRAEL.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • REGISTRO DA REALIZAÇÃO HOJE, EM PALMAS/TO, DE SEMINARIO SOBRE ESPORTES COM A PRESENÇA DO SECRETARIO NACIONAL DO ESPORTE, SR. LARS GRAEL.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2001 - Página 8910
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • REGISTRO, SEMINARIO, PRESENÇA, LARS GRAEL, SECRETARIO NACIONAL, ESPORTE, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • APOIO, PROJETO, AUTORIA, SECRETARIO NACIONAL, ESPORTE, ATENDIMENTO, DETENTO, REDUÇÃO, CUMPRIMENTO, PENA, APRENDIZAGEM, ESPORTE NAUTICO, CRIANÇA CARENTE, EXPECTATIVA, IMPLANTAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, dia 9 de maio, está completando um ano que o Ministro Carlos Melles foi conduzido ao Ministério do Esporte e Turismo, depois de ter realizado um grande trabalho como relator do orçamento, também representando o PFL naquela Comissão.

Sr. Presidente, também, hoje, em Palmas, no Estado do Tocantins, está sendo realizado um seminário sobre o esporte. Esse seminário vai contar com a presença e a contribuição importante, mediante uma palestra, de Lars Grael, Secretário Nacional do Esporte. Não preciso relembrar, principalmente para o povo brasileiro, admirador e amante dos esportes, todos os feitos do consagrado iatista Lars Grael. Ele tem vários títulos nacionais, internacionais e trouxe duas medalhas olímpicas para o Brasil. Agora, na condição de Secretário Nacional do Esporte, ele vem implantando, em todos os Estados brasileiros, dois importantes projetos, o Projeto Pintando a Liberdade e o Projeto Navegar.

Sr. Presidente, a maior expectativa que temos em relação à ida do eminente Secretário Nacional do Esporte ao Tocantins é a possibilidade da inclusão do nosso Estado nos referidos projetos. Esperamos que o Projeto Pintando a Liberdade seja assinado com a Secretaria de Segurança Pública. Atualmente, quatro mil detentos, em vinte Estados brasileiros, estão participando do projeto. Além de terem o benefício do emprego, eles têm a redução da pena: para cada três dias trabalhados, um dia de pena reduzida. Portanto, trata-se de um projeto importante, Sr. Presidente. O Estado do Tocantins deseja participar desse projeto e coloca à disposição do Ministério e do Secretário Nacional toda a nossa infra-estrutura nessa área, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública.

Há ainda o Projeto Navegar, voltado para jovens carentes, com idade entre 12 e 15 anos, que tem por objetivo incentivar a prática de esportes náuticos. Palmas, que já está se preparando para receber ainda este ano o grande lago que está sendo formado a partir da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, é banhada pelo Tocantins, e tem neste rio e no Araguaia uma das suas maiores fontes de lazer. Estamos ansiosos para que seja firmado um convênio durante a visita importante de Lars Grael ao nosso Estado e à nossa capital, a fim de que o Tocantins também possa integrar o Projeto Navegar.

Portanto, o Projeto Pintando a Liberdade e o Projeto Navegar são duas vitórias que o nosso Secretário de Esporte, Jaime Lourenço, pretende conquistar hoje com essa visita de Lars Grael ao nosso seminário de esportes.

Parabenizo o Ministro Carlos Melles e saúdo o povo mineiro, que o elegeu como Deputado Federal, e o nosso Partido, que referendou a escolha do Presidente da República, na sua indicação para este importante Ministério. Parabenizo-o ainda por ter Lars Grael em sua equipe de trabalho.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2001 - Página 8910