Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REPUDIO AS NOTICIAS DE PRESSÃO DO GOVERNO PARA RETIRADA DE ASSINATURAS DO REQUERIMENTO QUE CRIA A CPI DA CORRUPÇÃO. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.:
  • REPUDIO AS NOTICIAS DE PRESSÃO DO GOVERNO PARA RETIRADA DE ASSINATURAS DO REQUERIMENTO QUE CRIA A CPI DA CORRUPÇÃO. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 11/05/2001 - Página 9095
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
Indexação
  • ANALISE, CRITICA, COLOCAÇÃO, IMPRENSA, CALUNIA, INJUSTIÇA, DENUNCIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NEGOCIAÇÃO, CONGRESSISTA, IMPEDIMENTO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CORRUPÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), AUTORIA, ARNALDO JABOR, JORNALISTA.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, serei rápido, porque teremos agora uma reunião de líderes partidários para discutir a convocação ou não de sessão do Congresso.

Inicialmente, repudio as colocações de que estaria havendo um grande acordo, negociatas com recursos públicos e emendas na questão da CPI. A imprensa publicou em alguns jornais, hoje, esta matéria, que não é verdadeira, uma matéria que não condiz com a realidade, porque não está havendo nenhum tipo de negociação dessa qualidade. Dizer isso é agredir o Governo Federal e também os Parlamentares, porque S. Exªs não se sujeitariam a esse tipo de atuação, e nem o Governo praticaria esse tipo de ação.

Todos os anos, quando se inicia a liberação das emendas individuais ou coletivas de Parlamentares, independentemente de serem ou não da base partidária, vem a Oposição com essa cantilena, dizendo que a liberação de emendas é feita por conta de negociatas, de negociações.

Repudio essas colocações. Vamos barrar a CPI, por ser inconstitucional e porque prestará um desserviço ao País, pois transformar-se-á num palanque eleitoral da Oposição, tendo em vista a eleição do próximo ano. Portanto, peço a transcrição da nota oficial emitida ontem pelo PSDB, no sentido de esclarecer a questão da perspectiva da CPI e das denúncias existentes. A nota oficial do PSDB tem como título: “A CPI é um desserviço à Nação”.

Sr. Presidente, peço a transcrição do artigo do jornalista Arnaldo Jabor, publicado na Folha de S.Paulo no dia 8 de maio de 2001, que tem como título: “CPI é sonho do PT e sabonete dos corruptos”. Infelizmente, não poderei ler alguns trechos porque o Presidente Jader Barbalho está me aguardando.

Deixo meu repúdio às insinuações. As acusações são inverídicas, infundadas e ferem a seriedade do Governo Fernando Henrique Cardoso e dos próprios Parlamentares.

O Sr. Ademir Andrade (PSB - PA) - Todos os jornais do Brasil estão mentindo, Senador.

O SR. ROMERO JUCÁ (PSDB - RR) - Se, por acaso, algum Parlamentar que deu sua assinatura para a CPI quiser retirá-la poderá fazê-lo, pois trata-se de um direito democrático. A Oposição e o Governo lutam democraticamente nesta Casa e no Congresso.

Peço a transcrição da matéria, Sr. Presidente, e deixo meu repúdio a esse tipo de colocação, que não é verdadeira e que tenta confundir a opinião pública.

Muito obrigado.

 

*******************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ SEM SEU PRONUNCIAMENTO:

*******************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/05/2001 - Página 9095