Pronunciamento de Romero Jucá em 15/05/2001
Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
REALIZAÇÃO NO ESTADO DE GOIAS, ENTRE 14 E 18 DO CORRENTE, DA III CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE INDIGENA, QUANDO SERA DEBATIDA A AMPLIAÇÃO, PARA TODO PAIS, DO ATENDIMENTO AQUELAS COMUNIDADES PELA FUNASA E FUNAI.
- Autor
- Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
- Nome completo: Romero Jucá Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.
POLITICA INDIGENISTA.
:
- REALIZAÇÃO NO ESTADO DE GOIAS, ENTRE 14 E 18 DO CORRENTE, DA III CONFERENCIA NACIONAL DE SAUDE INDIGENA, QUANDO SERA DEBATIDA A AMPLIAÇÃO, PARA TODO PAIS, DO ATENDIMENTO AQUELAS COMUNIDADES PELA FUNASA E FUNAI.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/05/2001 - Página 9276
- Assunto
- Outros > SAUDE. POLITICA INDIGENISTA.
- Indexação
-
- REALIZAÇÃO, CONFERENCIA NACIONAL, SAUDE, INDIO, DISCUSSÃO, AMPLIAÇÃO, ATENDIMENTO, GRUPO INDIGENA, BRASIL.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE, MELHORIA, ATENDIMENTO, SAUDE, INDIO.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, REGIMENTO, PROGRAMA, CONFERENCIA NACIONAL, SAUDE.
O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra para fazer um registro que considero extremamente importante.
Durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, assumiu o controle do atendimento à saúde indígena no País. Antes, essa atribuição era apenas da Funai e, agora, é conjunta: da Funai, com a operacionalização da Fundação Nacional de Saúde.
A Funasa tem feito um excelente trabalho: ampliou o atendimento a todo o território nacional para as comunidades indígenas e, mais do que isso, triplicou os recursos, ano a ano, para o atendimento às comunidades indígenas. Agora, a Funai e a Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, realizam, em Goiás, a III Conferência Nacional de Saúde Indígena, tratando com as comunidades indígenas, com os organismos envolvidos, com organizações não-governamentais, com segmentos dos Governos Estaduais e Municipais e com o próprio Governo Federal a política de saúde e o tipo de atendimento que se deve dar às áreas indígenas. De 14 a 18 de maio, estarão reunidos, em Goiás, comunidades indígenas e os Governos Municipais, Estaduais e Federal, como disse, para discutir a ampliação da cobertura de saúde para os índios em todo o território brasileiro.
Lá serão debatidos temas como “Os povos indígenas e o Sistema Único de Saúde”; “A construção do Sistema Único de Saúde: seus princípios e a participação dos usuários”; “A atenção diferenciada à saúde: situação atual e desafios”; “Desenvolvimento de recursos humanos para a atenção à saúde indígena”; “Participação e controle social”.
Entre os convidados estão Renilson Rehem de Souza, do Ministério da Saúde, a Drª Zilda Arns Neumann, da Pastoral da Criança; o Presidente da Funai, Glênio da Costa Alvarez; o Dr. Cláudio Duarte; e diversos segmentos indígenas.
Queria, Sr. Presidente, louvar esse encontro e a atuação da Funai e da Funasa no sentido de buscar a participação da sociedade organizada e das comunidades indígenas, bem como registrar que esse encontro é mais um passo importante para que as comunidades indígenas do País possam ter um atendimento à saúde em condições que demandem.
Parabenizo, portanto, o Dr. Mauro Ricardo e o Ministro José Serra pelo evento. Como ex-Presidente da Funai, considero extremamente relevante a atuação da Funasa e do Ministério da Saúde, hoje, no atendimento e cobertura de saúde a todos os índios brasileiros.
Peço, ao encerrar, que seja transcrito, junto com o meu pequeno pronunciamento, o programa e o regimento desse encontro de saúde que mencionei.
Muito obrigado.
**************************************************************************
SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO, O QUAL SERÁ PUBLICADO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL.
*********************************************************************