Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGOZIJO PELO ANUNCIADO AUMENTO DO POTENCIAL ELETRICO DO MARANHÃO, COM O REFORÇO DO SISTEMA BOA ESPERANÇA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • REGOZIJO PELO ANUNCIADO AUMENTO DO POTENCIAL ELETRICO DO MARANHÃO, COM O REFORÇO DO SISTEMA BOA ESPERANÇA.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2001 - Página 9361
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • ANALISE, ELOGIO, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, COMENTARIO, AUMENTO, OFERTA, ENERGIA ELETRICA, ESTADO DO MARANHÃO (MA).
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE), DESENVOLVIMENTO, PAIS.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com satisfação, recebemos a notícia de que a empresa Eletronorte aumentará o potencial elétrico do Maranhão com o reforço do sistema Boa Esperança.

A empresa anunciou que colocará em operação, até dezembro do próximo ano, uma terceira linha de transmissão de energia partindo da Hidrelétrica de Tucuruí (PA). Segundo a empresa, conforme noticiado no jornal O Estado do Maranhão, edição de 21 de março passado, a expansão da rede maranhense prevê ainda a ampliação da subestação Miranda II e a construção da Hidrelétrica Serra Quebrada, distante 15 Km de Imperatriz.

Por Serra Quebrada estamos lutando há anos junto ao Governo Federal Ela será licitada em breve na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, segundo promessa do próprio Presidente da República, cumprindo o cronograma da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Serra Quebrada, como já tivemos a oportunidade de registrar em outro pronunciamento nesta Casa, alavancará de forma definitiva o desenvolvimento de toda a região tocantina.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vemos, portanto, com regozijo, as iniciativas da Eletronorte. Cabe destacar, neste contexto, a importância desta estatal do Sistema Eletrobrás para o desenvolvimento do Brasil.: Empresa do Sistema Eletrobrás, ela foi criada em 1973. Sua área de atuação representa 58% do território nacional, englobando os Estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Maranhão. Nessa região, que coincide com a Amazônia Legal, a Eletronorte realiza estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental dos aproveitamentos hidrelétricos e dos projetos, construção e operação de usinas hidrelétricas, termelétricas e sistemas de transmissão, além dos serviços de distribuição de energia elétrica em Manaus e Boa Vista, por meio das subsidiárias integrais, criadas em 1997, Manaus Energia e Boa Vista Energia.

Cumprir essa missão significou vencer um enorme desafio em face do desconhecimento da região e da fragilidade da infra-estrutura básica, que imperavam no início das atividades da Empresa.

Em 27 anos de atuação, a Eletronorte investiu cerca de US$ 15 bilhões na região, ampliando sua capacidade de geração de 40 MW para 5.926,4 MW, sendo 4.751 MW em quatro usinas Hidrelétricas (Tucuruí - PA, Balbina - AM, Samuel - RO e Coaracy Nunes - AP), e 1.175,4 MW em 12 usinas termelétricas, distribuídas nas cidades de Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista e Macapá. Além disso, construiu 7.986 km de linhas de transmissão, sendo 2.721,6 km em 500 kV; 64 subestações com capacidade de transmissão futura de até 19.535 MW de capacidade de transformação 4.836 km de rede de distribuição de alta e baixa tensão, nos sistemas de Manaus e Boa Vista.

Durante esse período, a Eletronorte tem se apoiado na criatividade de soluções e inovações tecnológicas para possibilitar a exploração energética adequada da Região Norte e o suprimento do mercado de energia elétrica. Todos esses esforços têm resultado num amplo conhecimento e experiência, fundamentais à implantação de novos projetos energéticos na Amazônia, e garantindo energia elétrica para 13 milhões de brasileiros.

Atualmente, o sistema de transmissão de energia da Eletronorte, que chega a São Luís, vindo de Tucuruí (passando por Marabá, Imperatriz, e Presidente Dutra), é composto por duas linhas de 500 mil volts e 2.200 megawatts. A ampliação consistirá na instalação de uma terceira linha com a mesma capacidade.

A energia extra para a expansão será conseguida com a duplicação da capacidade de produção da hidrelétrica de Tucuruí, que passará de quatro mil para oito mil megawatts. As obras de duplicação da usina e a construção da rede custarão U$ 1 bilhão, dinheiro oriundo das empresas ligadas ao setor elétrico no país.

            Tucuruí significa também o estabelecimento do intercâmbio do Norte com a Região Nordeste e a interligação com os sistemas elétricos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As obras para construção da segunda etapa da Usina Hidrelétrica Tucuruí já estão em andamento, e as 12 turbinas existentes serão acrescidas outras 11 unidades geradoras que juntas, irão ampliar a capacidade de geração de 4.000 para 8.370 MW, em 2006, possibilitando o atendimento a cerca de 40 milhões de habitantes. Desnecessário seria, portanto, registrar aqui a importância estratégica dessa obra e da atuação da Eletronorte

Segundo estudos da estatal, o potencial de transformação elétrico do Maranhão, ou seja, energia disponível para ser transformada em níveis de consumo, é da ordem de 4.310 MVA. Desse total, pouco mais de mil megawatts são utilizados. Os maiores consumidores são a Alumar, com 730 megawatts, e a cidade de São Luís, que consome 120 megawattts.O restante fica dividido com os outros Municípios do Maranhão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, todas essas são notícias alvissareiras para o Maranhão. São instrumentos que alavancam as iniciativas futuras que busquem o progresso do Estado. A Eletronorte, nos seus 27 anos de existência, ilumina cada vez mais os caminhos para o desenvolvimento da Região Norte do nosso Brasil.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2001 - Página 9361