Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

EXPANSÃO DO ENSINO TECNICO NO ESTADO DO TOCANTINS, COM A IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NUMA PARCERIA ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO. :
  • EXPANSÃO DO ENSINO TECNICO NO ESTADO DO TOCANTINS, COM A IMPLANTAÇÃO DE CENTROS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, NUMA PARCERIA ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL.
Publicação
Publicação no DSF de 16/05/2001 - Página 9362
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, IMPLEMENTAÇÃO, CURSO TECNICO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • COMENTARIO, ASSINATURA, ACORDO, PAULO RENATO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), IMPORTANCIA, IMPLANTAÇÃO, ENSINO PROFISSIONALIZANTE.
  • APOIO, PARCERIA, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), MANUTENÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA DE INCENTIVO, EDUCAÇÃO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,. esta Casa é parte da história do meu Estado desde sua participação na luta pela criação do Tocantins na Constituinte de 1988 até o apoio a tantas iniciativas de singular interesse da população tocantinense.

Desejo lembrar, ainda na atual legislatura, o apoio unânime desta Casa na reivindicação maior do meu Estado, no campo educacional, no sentido da criação da Universidade Federal do Tocantins, fazendo cessar a discriminação que pairava sobre o meu Estado, o único que dez anos após sua criação não dispunha da presença federal na educação superior.

Hoje, a Universidade Federal do Tocantins está em plena fase de implantação tendo tido nomeado seu Reitor pro-tempore, o Prof. Eurípedes Falcão Vieira, de larga experiência em administração universitária, que já está tomando todas as providências, com vistas a seu funcionamento com a encampação de vários campi da UNITINS, a Fundação Universidade do Tocantins.

Mas desejo referir-me, neste breve registro, à expansão do Ensino Técnico que se iniciou pela Escola Técnica Federal de Palmas, cujo funcionamento os tocantinenses aguardam ansiosamente e que, esperam, possa funcionar ainda no corrente ano.

Impulso decisivo teve agora a formação profissional, com o Acordo assinado no último dia 26 pelo Ministro Paulo Renato, pelo qual houve a destinação de R$2,8 milhões para implantação do Centro de Educação Profissional de Paraíso, no Tocantins.

Segundo a Secretária de Educação do Estado, Profª. Maria Auxiliadora Seabra Rezende, este é o primeiro Centro de um total de seis que estão programados para o Estado, devendo os demais localizar-se em Araguaína, Gurupi, Tocantinópolis, Natividade e Arraias. Desta forma, todo o Estado estará atendido com o Ensino profissional, pois cada Centro terá função regional, atendendo alunos provenientes dos outros municípios da Região.

De outra parte, devo registrar que esta constitui mais uma obra de parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, quebrando-se mais uma vez o tabu do trabalho isolado, parceria que no Tocantins faz parte da essência de seu modo de ser e da maneira de governar.

Os Centros de Formação Profissional disporão de 10 mil metros quadrados, disponibilizados pela comunidade local, e os recursos do MEC serão aplicados em construção e equipamento. O Governo do Estado se responsabilizará pela manutenção do Centro e sua administração, a qual deverá integrar o Programa Estadual de Escolas sob administração compartilhada, Governo-comunidade, forma sob a qual são administradas hoje cerca de 600 escolas de nível fundamental.

Ao fazer este registro, Sr. Presidente, desejo reafirmar minha confiança nas formas compartilhadas de gestão, quer envolvendo os vários níveis de governo, quer envolvendo o governo e a comunidade.

É desse esforço conjunto em favor das melhores causas que o Brasil há de reencontrar seus rumos em favor do progresso e do desenvolvimento efetivamente humano.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/05/2001 - Página 9362