Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DO ENSINO E EDUCAÇÃO DOS JOVENS. LOUVOR AS INICIATIVAS DE VARIAS ENTIDADES QUE SE OCUPAM DA AJUDA AS FAMILIAS NO CAMPO EDUCACIONAL, DESTACANDO OS EMPREENDIMENTOS DA "ESCOLA DE PAIS".

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DO ENSINO E EDUCAÇÃO DOS JOVENS. LOUVOR AS INICIATIVAS DE VARIAS ENTIDADES QUE SE OCUPAM DA AJUDA AS FAMILIAS NO CAMPO EDUCACIONAL, DESTACANDO OS EMPREENDIMENTOS DA "ESCOLA DE PAIS".
Publicação
Publicação no DSF de 17/05/2001 - Página 9592
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, DIFICULDADE, EDUCAÇÃO, ADOLESCENTE, ATUALIDADE.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PAES, DEBATE, ESPECIALISTA, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, BENEFICIO, MELHORIA, EDUCAÇÃO, FILHO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o dever ou o problema da educação dos filhos tem preocupado os pais de todos os tempos. Pais, professores e governos, pois educar crianças e jovens é condição imprescindível para a grandeza e a projeção das nações do futuro. Um país, uma nação se faz, se constrói, progride, cresce, se projeta em termos de mensagem ética, moral e democrática à medida que melhora a educação do seu povo.

Não temo afirmar, no entanto, que educar hoje se tornou uma questão muito mais complexa do que há alguns anos. O mundo evoluiu, tornou-se pequeno. As informações são instantâneas, diversificadas e múltiplas. As visões sobre o mundo igualmente múltiplas e contrastantes. Na esteira dessas visões, as pedagogias defendem e divulgam diferentes posicionamentos e metodologias no campo do ensino e da educação.

O controle social, possível em sociedades mais antigas, hoje é nulo diante do dinamismo do desenvolvimento, do intercâmbio de meios e de objetos consumo e em face da liberdade de opção.

Pais e professores vêem-se freqüentemente diante de numerosas opções, sem condições de saber qual é o melhor caminho ou qual a melhor orientação a dar aos filhos. Castigar, proibir, esconder, nada disso tem efeito construtivo. Deixar que os acontecimentos trafeguem sem preocupação e ao sabor dos interesses também não é a solução.

É constrangedora hoje, por exemplo, a questão das drogas. A droga está em toda parte: na rua, em diversos ambientes, na porta da casa, nos portões das escolas. Não constitui mais fato inolvidável a descoberta de que um filho passou a consumir drogas, iniciado por colegas e amigos.

Na verdade, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não há soluções únicas, não há métodos universais, não há comandos seguros. Não há proibição eficiente, nem possibilidade de controle infalível. O caminho para educar hoje é o diálogo dentro de casa e na escola, é a informação correta e aberta, é o carinho, a troca de experiências, a abordagem sem moralismo das conseqüências possíveis decorrentes das opções assumidas. É a presença qualitativa mais do que quantitativa de pais e responsáveis, numa constante interação projetiva da vida.

Faço essas considerações para lembrar a ação de várias entidades que se ocupam da ajuda às famílias no campo educacional. Refiro-me, em especial, neste momento, à Escola de Pais, entidade fundada em São Paulo em 1963, com o objetivo de congregar pais e especialistas em educação para debater o problema da educação dos filhos a partir da experiência vivida e dos resultados de pesquisas feitas.

A Escola de Pais, seção de Brasília, nos dias 18 e 19 deste mês, realizará um seminário internacional onde será discutido o tema “Educar nossos filhos para vencer os desafios da vida”. Assuntos de real atualidade serão aprofundados durante esses dois dias como, por exemplo, “O jovem - perspectivas de trabalho no mercado globalizado”, a “Saúde mental da família e da sociedade”, e “A liberdade e os novos tempos”.

Este o caminho adequado no momento para pais e educadores, diante da inexistência de pedagogias certeiras: presença, assunção, permanente estudo e troca de experiências para educar crianças e adolescentes para o futuro.

A diversificação e o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação não permitem a omissão no campo educacional. O lugar não ocupado pelos responsáveis, pais e professores, será preenchido pelas informações de toda ordem, disponíveis em qualquer sociedade, mesmo a mais pobre. Merecem apoio e incentivo os promotores desses eventos, pois, além de proporcionarem oportunidade de aprofundamento da problemática educacional, materializam para as famílias e as escolas ações concretas voltadas para o preparo dos cidadãos de amanhã.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/05/2001 - Página 9592