Pronunciamento de João Alberto Souza em 16/05/2001
Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DO ENSINO E EDUCAÇÃO DOS JOVENS. LOUVOR AS INICIATIVAS DE VARIAS ENTIDADES QUE SE OCUPAM DA AJUDA AS FAMILIAS NO CAMPO EDUCACIONAL, DESTACANDO OS EMPREENDIMENTOS DA "ESCOLA DE PAIS".
- Autor
- João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
- Nome completo: João Alberto de Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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EDUCAÇÃO.:
- COMPLEXIDADE DA QUESTÃO DO ENSINO E EDUCAÇÃO DOS JOVENS. LOUVOR AS INICIATIVAS DE VARIAS ENTIDADES QUE SE OCUPAM DA AJUDA AS FAMILIAS NO CAMPO EDUCACIONAL, DESTACANDO OS EMPREENDIMENTOS DA "ESCOLA DE PAIS".
- Publicação
- Publicação no DSF de 17/05/2001 - Página 9592
- Assunto
- Outros > EDUCAÇÃO.
- Indexação
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- COMENTARIO, DIFICULDADE, EDUCAÇÃO, ADOLESCENTE, ATUALIDADE.
- ELOGIO, ATUAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, PAES, DEBATE, ESPECIALISTA, ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL, BENEFICIO, MELHORIA, EDUCAÇÃO, FILHO, REGISTRO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, AMBITO INTERNACIONAL.
O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (PMDB - MA) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o dever ou o problema da educação dos filhos tem preocupado os pais de todos os tempos. Pais, professores e governos, pois educar crianças e jovens é condição imprescindível para a grandeza e a projeção das nações do futuro. Um país, uma nação se faz, se constrói, progride, cresce, se projeta em termos de mensagem ética, moral e democrática à medida que melhora a educação do seu povo.
Não temo afirmar, no entanto, que educar hoje se tornou uma questão muito mais complexa do que há alguns anos. O mundo evoluiu, tornou-se pequeno. As informações são instantâneas, diversificadas e múltiplas. As visões sobre o mundo igualmente múltiplas e contrastantes. Na esteira dessas visões, as pedagogias defendem e divulgam diferentes posicionamentos e metodologias no campo do ensino e da educação.
O controle social, possível em sociedades mais antigas, hoje é nulo diante do dinamismo do desenvolvimento, do intercâmbio de meios e de objetos consumo e em face da liberdade de opção.
Pais e professores vêem-se freqüentemente diante de numerosas opções, sem condições de saber qual é o melhor caminho ou qual a melhor orientação a dar aos filhos. Castigar, proibir, esconder, nada disso tem efeito construtivo. Deixar que os acontecimentos trafeguem sem preocupação e ao sabor dos interesses também não é a solução.
É constrangedora hoje, por exemplo, a questão das drogas. A droga está em toda parte: na rua, em diversos ambientes, na porta da casa, nos portões das escolas. Não constitui mais fato inolvidável a descoberta de que um filho passou a consumir drogas, iniciado por colegas e amigos.
Na verdade, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não há soluções únicas, não há métodos universais, não há comandos seguros. Não há proibição eficiente, nem possibilidade de controle infalível. O caminho para educar hoje é o diálogo dentro de casa e na escola, é a informação correta e aberta, é o carinho, a troca de experiências, a abordagem sem moralismo das conseqüências possíveis decorrentes das opções assumidas. É a presença qualitativa mais do que quantitativa de pais e responsáveis, numa constante interação projetiva da vida.
Faço essas considerações para lembrar a ação de várias entidades que se ocupam da ajuda às famílias no campo educacional. Refiro-me, em especial, neste momento, à Escola de Pais, entidade fundada em São Paulo em 1963, com o objetivo de congregar pais e especialistas em educação para debater o problema da educação dos filhos a partir da experiência vivida e dos resultados de pesquisas feitas.
A Escola de Pais, seção de Brasília, nos dias 18 e 19 deste mês, realizará um seminário internacional onde será discutido o tema “Educar nossos filhos para vencer os desafios da vida”. Assuntos de real atualidade serão aprofundados durante esses dois dias como, por exemplo, “O jovem - perspectivas de trabalho no mercado globalizado”, a “Saúde mental da família e da sociedade”, e “A liberdade e os novos tempos”.
Este o caminho adequado no momento para pais e educadores, diante da inexistência de pedagogias certeiras: presença, assunção, permanente estudo e troca de experiências para educar crianças e adolescentes para o futuro.
A diversificação e o avanço da tecnologia e dos meios de comunicação não permitem a omissão no campo educacional. O lugar não ocupado pelos responsáveis, pais e professores, será preenchido pelas informações de toda ordem, disponíveis em qualquer sociedade, mesmo a mais pobre. Merecem apoio e incentivo os promotores desses eventos, pois, além de proporcionarem oportunidade de aprofundamento da problemática educacional, materializam para as famílias e as escolas ações concretas voltadas para o preparo dos cidadãos de amanhã.
Muito obrigado.