Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 15/05/2001
Discurso durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR E EX-GOVERNADOR DA BAHIA, GENERAL JURACY MAGALHÃES, OCORRIDO HOJE.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR E EX-GOVERNADOR DA BAHIA, GENERAL JURACY MAGALHÃES, OCORRIDO HOJE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/05/2001 - Página 9322
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JURACY MAGALHÃES, OFICIAL GENERAL, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ITAMARATI (MRE), EX PRESIDENTE, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faleceu na Bahia, hoje, o General Juracy Magalhães, um dos políticos mais expressivos de todos os tempos no meu Estado.
Governador da Bahia duas vezes, Ministro de Estado da Justiça e das Relações Exteriores, Presidente da Companhia Vale do Rio Doce, primeiro Presidente da Petrobras, Senador da República, Deputado Federal mais votado no seu tempo, foi um político que realizou uma grande obra na Bahia, inclusive, chegando aos 26 anos como interventor, modificou o Estado em todos os aspectos, principalmente dando grande prestígio à intelectualidade baiana. Formou uma das melhores bancadas estaduais e federais, com os nomes mais expressivos do Estado, e ainda voltou ao Governo, eleito indiretamente e depois eleito pelo voto direto do povo, sempre dignificando os postos que exerceu e, mais do que isso, sendo um líder verdadeiramente popular. Exerceu por mais de 30 anos a liderança política na Bahia e foi um dos maiores arautos e Presidente Nacional da UDN.
Juracy Magalhães já estava doente, há quatro ou cinco anos, e evidentemente mereceu sempre o respeito dos baianos. Um político polêmico, um político que teve adversários, os mais categorizados adversários da Bahia, a partir de Otávio Mangabeira, Simões Filho e tantos outros. Impressionou sempre por sua atuação e, mais do que isso, pelas realizações em nosso Estado. Daí por que a Bancada baiana, e sobretudo a do Ceará, de onde é originário Juracy Magalhães, está solidária com um requerimento que representa, também, a vontade do Senado, onde Juracy Magalhães exerceu um mandato e presidiu importantes comissões.
Eu gostaria, neste instante, de traduzir o pesar da Bahia e do Brasil pelo falecimento desse grande homem público. Estou certo de que a Mesa providenciará que chegue ao Estado da Bahia e à família enlutada um voto de profundo pesar de todos os brasileiros representados pelo Senado da República.
Muito obrigado.