Discurso durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

AUSENCIA DE UMA POLITICA DO GOVERNO FEDERAL PARA A AMAZONIA, A PROPOSITO DO CRESCIMENTO DOS INDICES DE DESMATAMENTO DAQUELA REGIÃO.

Autor
Jefferson Peres (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • AUSENCIA DE UMA POLITICA DO GOVERNO FEDERAL PARA A AMAZONIA, A PROPOSITO DO CRESCIMENTO DOS INDICES DE DESMATAMENTO DAQUELA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2001 - Página 9978
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANALISE, SITUAÇÃO, PAIS, CRITICA, AUSENCIA, POLITICA, BENEFICIO, REGIÃO AMAZONICA, ISOLAMENTO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), FALTA, PLANEJAMENTO, GOVERNO.
  • APOIO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, MARINA SILVA, SENADOR, JUSTIFICAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, ORADOR, CRIAÇÃO, FUNDO DE DESENVOLVIMENTO, VINCULAÇÃO, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGIÃO AMAZONICA.

O SR. JEFFERSON PÉRES (Bloco/PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, meu pronunciamento vai na linha dos feitos anteriormente pelos Senadores Bernardo Cabral e Marina Silva.

Este ano de 2001, que parecia ser o início de um ciclo virtuoso, Sr. Presidente, está se transformando num pesadelo de um círculo vicioso. A crise argentina cria uma perspectiva ruim para a economia do País, juntamente com os escândalos no Senado, o abafamento pelo Governo da CPI da Corrupção e, agora, a crise no setor de energia elétrica, que joga por terra definitivamente qualquer esperança de um crescimento significativo da economia do País no corrente ano.

Enquanto, isso, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outros fatos ocorrem e passam quase despercebidos. Como mencionou a Senadora Marina Silva, dados revelam que continua o processo de desmatamento em grande escala da Região Amazônica. O Governo atual, Sr. Presidente, não tem políticas públicas. Da mesma forma como não houve de planejamento para evitar a crise energética, não há uma política para a Amazônia. O Ministério do Meio Ambiente é marginal, pois, apesar dos esforços - reconheço - do Ministro José Sarney Filho, não é levado em conta, obrigatoriamente, em todas as medidas e ações do Governo Federal relativas principalmente à Região Amazônica. O Ministro e a Drª Mary Helena Allegrette fazem os maiores esforços, e são quase isolados dentro deste Governo.

Será profundamente triste que o Governo Fernando Henrique Cardoso, nos seus dois últimos anos, termine dessa maneira, Sr. Presidente, um Governo abafador de investigações, um Governo que, por imprevidência, por falta de planejamento, deixou o País mergulhar em uma crise energética e o Governo que não leva em conta a Região Amazônica porque não tem uma política para a mesma, Sr. Presidente.

De forma que quero unir minha voz aos dos meus antecessores na tribuna, Senador Bernardo Cabral e Senadora Marina Silva, e fazer votos para que o projeto da Senadora seja aprovado. Tenho, Senadora, por coincidência, na Comissão de Constituição e Justiça, na pauta da próxima quarta-feira, uma emenda à Constituição, minha, que cria um Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental, vinculada à preservação do meio ambiente e já estou antevendo a pressão do Governo no sentido de que este projeto não seja aprovado.

Infelizmente, vamos ter - tudo indica - um melancólico final de Governo para alguém que assumiu o Poder despertando tantas esperanças no povo brasileiro.

Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2001 - Página 9978