Discurso durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGISTRO DO FALECIMENTO DO EX-SENADOR MATO-GROSSENSE VICENTE EMILIO VUOLO.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DO FALECIMENTO DO EX-SENADOR MATO-GROSSENSE VICENTE EMILIO VUOLO.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2001 - Página 9978
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VICENTE EMILIO VUOLO, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), REGISTRO, ATUAÇÃO, DEFESA, FERROVIA, BENEFICIO, REGIÃO CENTRO OESTE.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (Bloco/PSDB - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumpro o dever de comunicar ao Senado da República o falecimento de um dos grandes homens públicos do Estado de Mato Grosso, o ex-Senador Vicente Emílio Vuolo, que foi Senador nesta Casa no período de 1978 a 1982.

Será enterrado, em Cuiabá, dentro de mais algumas horas, o ex-Senador Vicente Vuolo, homem considerado, em Mato Grosso, o “pai” da Ferronorte, ferrovia cujo traçado liga São Paulo à Capital mato-grossense.

O ex-Senador Vicente Vuolo faleceu de pneumonia aos 71 anos, no início da tarde desse domingo, no Hospital São Lucas, aqui em Brasília. Nos últimos anos, ele havia vencido três batalhas: um tumor no pulmão e duas cirurgias na cabeça, também para extração de um câncer. Seu corpo está sendo velado, neste momento, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso e será enterrado daqui a duas horas no Cemitério Coxipó da Ponte, em Cuiabá.

Vicente Vuolo, como testemunhou um de seus filhos, era um “sonhador”. Infelizmente, não viu realizar o seu sonho maior: o de ver os trilhos da Ferronorte chegarem a Cuiabá. Ele, no entanto, foi-se com a certeza de que essa obra, que hoje faz parte do Plano Plurianual do Governo Fernando Henrique Cardoso, estará finalizada dentro de mais dois ou três anos. Os trilhos da ferrovia já chegaram a Mato Grosso, no Município de Alto Taquari, atravessando todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

Filho de comerciantes, o ex-Senador Vuolo nasceu em 3 de outubro de 1929, tendo iniciado os estudos no Liceu Cuiabano e feito o colegial no Ateneu Paulista, em Campinas. Formou-se em Direito, em 1956, na Faculdade do Catete, no Rio de Janeiro.

Concursado do Banco do Brasil, onde atuava como advogado, retornou a Cuiabá anos depois e assumiu o cargo de Chefe de Polícia do Governo do Estado, o que equivale, hoje, ao cargo de Secretário de Segurança Pública. Pelo trabalho desenvolvido na área de segurança, decidiu ingressar na política.

Candidatou-se, em 1958, à Assembléia Legislativa e conseguiu ocupar uma das vagas do Parlamento Estadual. Já na época demonstrava a que veio. Diante da ameaça de apresentação de um projeto de lei transferindo a capital de Mato Grosso para Mato Grosso do Sul, Vuolo foi enfático: “Se apresentarem este projeto, não permitirei a sua votação no Parlamento”. O projeto nunca foi apresentado.

Esse perfil de lutador marcou toda a sua carreira. Foi Prefeito de Cuiabá de 1962 a 1966, derrotando a União Democrática Nacional, que estava no poder cuiabano havia mais de 14 anos. Voltou à Assembléia Legislativa para mais dois mandatos: de 1968 a 1974. Elegeu-se Deputado Federal em 1974. E de 1978 a 1982, ocupou uma cadeira no Senado da República.

Sua luta pela construção da Ferronorte começou em 1975, como Deputado Federal, quando apresentou e conseguiu aprovar no Congresso Nacional o projeto de lei que incluiu a ligação ferroviária entre Rubinéia, em São Paulo, e Cuiabá, em Mato Grosso, no Plano Nacional de Viação.

Mesmo longe da política, depois que deixou de cumprir mandato no Senado, Vicente Vuolo iniciou uma batalha solitária e incansável pela concretização do seu projeto - a Ferronorte -, até que, no início do Governo Fernando Henrique Cardoso, viu suas esperanças começarem a florescer.

A Ferronorte atravessa grandes áreas de produção do Centro-Oeste, como a região de Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul, e Rondonópolis, em Mato Grosso.

Em seu traçado está uma das maiores pontes rodoferroviárias do mundo, sobre o rio Paraná, entre São Paulo e Mato Grosso do Sul. Essa obra, um marco na engenharia civil brasileira, foi inaugurada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso há três anos e teve o indispensável apoio do ex-Governador de São Paulo, Mário Covas.

Morreu um homem de ideais que não fez fortuna nem nunca teve questionado o seu comportamento político. Morreu um Senador que sabia o que queria e por esse sonho lutou até o fim!

Quero apresentar, desta tribuna, nossa solidariedade à sua mulher, D. Leyde, e aos seus filhos Gleyde, Vicentinho e Francisco Vuolo.

Sr. Presidente, apresentaremos, na sessão de amanhã, juntamente com os outros Senadores de Mato Grosso - Carlos Bezerra e Jonas Pinheiro -, moção de solidariedade à família pelo falecimento do ex-Senador Vicente Emílio Vuolo.

Era essa a comunicação que entendia ser meu dever fazer, nesta tarde, da tribuna do Senado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2001 - Página 9978