Discurso durante a 56ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

ANALISE DOS DADOS PRELIMINARES DO CENSO 2000, DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE, SOBRE O CRESCIMENTO DA CIDADE DE PALMAS, CAPITAL DE TOCANTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ANALISE DOS DADOS PRELIMINARES DO CENSO 2000, DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA - IBGE, SOBRE O CRESCIMENTO DA CIDADE DE PALMAS, CAPITAL DE TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2001 - Página 9988
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANALISE, ELOGIO, DADOS, INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA (IBGE), ESTUDO, INDICE, CRESCIMENTO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
  • COMENTARIO, DESENVOLVIMENTO, MUNICIPIO, ATRAÇÃO, INVESTIMENTO, CRESCIMENTO, AGROINDUSTRIA, COMERCIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores desde o lançamento de sua pedra fundamental, Palmas estava destinada a desempenhar papel de fundamental relevância no contexto do Estado do Tocantins, tornado-se um pólo de atração de investimentos, de pessoas em busca de melhores condições de vida, além de um centro cultural da maior importância.

Os fatos falam por si mesmos. É que a Capital do Tocantins continua sendo um imenso canteiro de obras, que não pára de crescer. Aliás, recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ao divulgar dados preliminares do Censo de 2000, proclamou que é exatamente Palmas a capital que mais cresce no Brasil, com média anual de cerca de 21,39 %.

Assim, com apenas 12 anos de existência, a mais nova Capital brasileira vem atraindo, sem cessar, empreendimentos econômicos dos mais variados, e obras, que necessitam de materiais de construção e trabalhadores.

É a ampliação da rede de águas e esgotos; é o asfaltamento e a iluminação das vias públicas; é a implantação do megaprojeto Orla; é a construção de um moderno aeroporto internacional; é a enorme barragem nas águas do rio Tocantins destinada a acionar as turbinas da Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães; enfim, seria, aqui, tedioso indicar todas as importantes obras hoje em execução em Palmas e seus arredores.

Mas, Sr. Presidente, o que realmente impressiona é que, há pouco mais de 12 anos, a região era paupérrima e abandonada por Deus e pelos governantes. No entanto, hoje, tornou-se um centro político-administrativo, uma cidade universitária, um pólo de desenvolvimento agroindustrial e comercial, ou seja, uma verdadeira Capital do Terceiro Milênio!

Como indicou o Balanço Anual-2000, da prestigiosa Gazeta Mercantil, Palmas superou os Municípios tocantinenses mais antigos em poder de compra, com percentual de 13%.

Além de tudo isso, Palmas proporciona excelente qualidade de vida a seus habitantes, que dispõe de água encanada e esgotos, havendo, desde sua fundação, uma preocupação de seus construtores com o saneamento básico. E outro fator que reputamos da maior importância é o verde. É que na Capital do Tocantins plantam-se árvores em quantidade não rivalizada por qualquer outra capital brasileira, proporcionando sombras, ar puro e um visual agradável a todos quantos nela vivem ou visitam.

Como primeiro Prefeito eleito de Palmas, faço, desta tribuna este registro com incontido orgulho, ressaltando que Palmas sempre continuará recebendo, de braços abertos, todos os brasileiros que lá queiram trabalhar, contribuindo para seu progresso e desenvolvimento, assim como todos quantos queiram investir em sua área de influência, pois o retorno de quaisquer empreendimentos econômicos é absolutamente certo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2001 - Página 9988