Pronunciamento de Carlos Bezerra em 22/05/2001
Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR VICENTE EMILIO VUOLO.
- Autor
- Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
- Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR VICENTE EMILIO VUOLO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 23/05/2001 - Página 10082
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, VICENTE EMILIO VUOLO, EX SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ELOGIO, ATUAÇÃO, DEFESA, FERROVIA, REGIÃO CENTRO OESTE.
O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB - MT. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Dr. Vicente Emílio Vuolo é uma das maiores figuras políticas de Mato Grosso dos últimos tempos. Foi Prefeito de Cuiabá e, a partir da sua grande administração na capital do nosso Estado, tornou-se um líder de peso estadual. Depois, foi eleito Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador por Mato Grosso.
No Senado, teve uma atuação brilhante; honrou, dignificou a representação do nosso Estado. Era um legislador competente, advogado, trabalhador, muito inteligente e, acima de tudo, um idealista.
Quando governei o Estado, criei o cargo de Coordenador para Ferrovias, para o qual o nomeei. Nessa época, conseguimos um grande avanço na questão da Ferronorte, graças ao nosso trabalho e ao de Vicente Vuolo e graças ao Governador de São Paulo Orestes Quércia, que resolveu iniciar a construção da ponte rodoferroviária, possibilitando o avanço da ferrovia para Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. O Dr. Vicente Emílio Vuolo era o grande motor de tudo isso, visitando Quércia em São Paulo constantemente, mobilizando os prefeitos de Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo, fazendo um grande movimento em prol da ferrovia. Ele fez esse grande trabalho na época em que fui Governador de Mato Grosso.
A qualidade mais admirável de Vicente Emílio Vuolo era o seu espírito indômito, idealista, moço. Ele envelhecia, mas, espiritualmente, continuava cada vez mais jovem, lutando pelos seus ideais. Foi, até o fim de sua vida, um lutador pelos seus ideais. A causa da ferrovia foi a maior de sua vida pública. Vicente Vuolo viu os trilhos chegarem a Mato Grosso, mas não à nossa querida Cuiabá.
Neste momento, em nome do nosso Partido, o PMDB, com o qual Vicente Emílio Vuolo teve uma convivência muito boa, muito próxima, e em nome dos nossos companheiros e da sociedade mato-grossense como um todo, quero prestar esta homenagem ao grande mato-grossense que foi o Dr. Vicente Emílio Vuolo.