Discurso durante a 60ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

REGISTRO DO TRANSCURSO, NO ULTIMO DIA 20 DO CORRENTE, DO DECIMO SEGUNDO ANIVERSARIO DE PALMAS, CAPITAL DO ESTADO DO TOCANTINS.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PFL - Partido da Frente Liberal/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DO TRANSCURSO, NO ULTIMO DIA 20 DO CORRENTE, DO DECIMO SEGUNDO ANIVERSARIO DE PALMAS, CAPITAL DO ESTADO DO TOCANTINS.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2001 - Página 10551
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PALMAS (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ELOGIO, CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PFL - TO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, comemorou-se no último domingo, dia 20 de maio, o 12º aniversário de Palmas, Capital do Estado do Tocantins.

A propósito, Sr. Presidente, recordo-me das providências preliminares que deram origem ao projeto de construção dessa cidade, e do lançamento de sua pedra fundamental, nos idos de 20 de maio de 1989.

Tive a súbita honra de ser o primeiro Prefeito eleito de Palmas, daí, talvez, tem sua gênese o imenso carinho que nutro pela última capital construída no milênio que passou, e a admiração e o respeito que consagro aos seus habitantes.

Em verdade, a todos surpreende o crescimento da Capital do Estado do Tocantins. Seu desenvolvimento socioeconômico espanta até os mais otimistas, e muitos até duvidam que Palmas tenha só 12 anos de existência.

O fato, Sr. Presidente, e que pode ser por todos comprovado, é que numa região onde, há apenas 12 anos, não existia nada construído pelo homem, hoje pulsa uma urbe que configura a cidade que mais cresce em todo o País.

Efetivamente, com um crescimento anual a 25%, Palmas proporciona excelente qualidade de vida à sua população, com mais de 4 milhões de metros quadrados de pavimentação asfáltica, dispondo de ampla rede de águas pluviais, assim como de esgotos.

Com população que já superou os 137 mil habitantes - configurando o maior centro de consumo de todo o Estado do Tocantins - fator que impressiona, em Palmas, é a dinamização das atividades econômicas lá instaladas.

De fato, em conformidade com o “Censo Empresarial 2000”, efetivado pelo Sebrae do Tocantins, a cidade já dispõe de mais de quatro mil empresas industriais, comerciais e de serviços. São empresários locais e de outras unidades federadas, atraídos não apenas pelos incentivos que lhes são oferecidos, como também pelas enormes potencialidades econômicas existentes em Palmas.

Além de tudo isso, nossa Capital tem administradores que se preocupam com a preservação do meio-ambiente. Assim, a tônica dominante é a conservação da vegetação nativa, dos cursos d’água e do solo, com o plantio de milhares de novas mudas, que vem proporcionando o verde indispensável às concentrações urbanas.

Sem embargo de ser tão jovem, Palmas já conta com uma intensa vida cultural, com diversas salas de cinema de excelente qualidade, locais próprios para a apresentação de espetáculos artísticos e o Espaço Cultural que abriga o moderno Teatro Fernanda Montenegro.

Seria tedioso listar, aqui, tudo o que Palmas já oferece à sua população e aos seus visitantes, mas não podemos deixar de mencionar obras de capital importância, que se encontram em andamento, como a ponte que interligará a Capital ao Município de Paraíso, verdadeira peça de arte da arquitetura nacional, o aeroporto internacional, que atenderá 600 mil passageiros por ano e o Projeto Orla, que aproveitará as margens do lago que se formará no contexto do complexo da Usina Hidroelétrica Luís Eduardo Magalhães, que terá extensão de 18 quilômetros, proporcionando à população 6 praias, uma marina e faixas de 300 a 400 metros de área verde.

Visando preservar a memória nacional, Palmas, além de homenagear a maior das atrizes brasileiras, Fernanda Montenegro, também deu o nome a seu moderno estádio de futebol a uma das glórias desse esporte em toda a história brasileira: Nilton Santos, a enciclopédia viva do futebol. E construiu o Memorial Prestes, com o objetivo de manter presente, acima de quaisquer posturas ideológicas, uma das figuras mais relevantes da História recente do País.

Desejamos, por conseguinte, neste breve pronunciamento, prestar nosso tributo, nossa singela homenagem a todos quantos contribuíram para construir e consolidar Palmas, congratulando-nos, especialmente, com sua laboriosa população e com a Prefeita Nilmar Ruiz, que, incansavelmente, vem trabalhando pelo progresso da Capital do Tocantins.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2001 - Página 10551