Discurso durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO, ONTEM, DE ASSESSOR DE S.EXA. NO QUINTO FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO, NA CIDADE DE MIAMI/EUA, OPORTUNIDADE EM QUE FALOU SOBRE O PAPEL DA SUBCOMISSÃO DE CINEMA DO SENADO FEDERAL NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA INDUSTRIA NACIONAL DE CINEMA.

Autor
Francelino Pereira (PFL - Partido da Frente Liberal/MG)
Nome completo: Francelino Pereira dos Santos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO, ONTEM, DE ASSESSOR DE S.EXA. NO QUINTO FESTIVAL DE CINEMA BRASILEIRO, NA CIDADE DE MIAMI/EUA, OPORTUNIDADE EM QUE FALOU SOBRE O PAPEL DA SUBCOMISSÃO DE CINEMA DO SENADO FEDERAL NO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA INDUSTRIA NACIONAL DE CINEMA.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2001 - Página 10523
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, JOÃO DA SILVA, ASSESSOR, ORADOR, FESTIVAL, CINEMA, BRASIL, OCORRENCIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).
  • ANALISE, COMENTARIO, ASSESSOR, AVALIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, SENADO, PAPEL, REESTRUTURAÇÃO, INDUSTRIA, CINEMA, BRASIL.
  • ANALISE, IMPORTANCIA, FESTIVAL, CINEMA, BRASIL, DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA, AUDIOVISUAL, MERCADO INTERNACIONAL, OPORTUNIDADE, DIVULGAÇÃO, CULTURA.

O SR. FRANCELINO PEREIRA (PFL - MG) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, encontra-se em Miami o meu assessor João da Silveira, convidado a participar do 5º Festival de Cinema Brasileiro daquela cidade. João falou ontem no painel que trata da Reestruturação das Indústrias Nacionais de Cinema: Estratégias Brasileira e Internacionais e também sobre o papel que a nossa Subcomissão de Cinema, aqui no Senado Federal, vem desempenhando nessa reestruturação.

            Promovido há cinco edições pelas jovens empreendedoras Adriana Dutra, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli, com escritório de representação no Rio de Janeiro e em Miami, o Festival de Miami vem se transformando numa importante porta de entrada do nosso cinema no circuito norte-americano, o maior do mundo.

Além de contribuir para a formação de novas platéias e de permitir que várias comunidades de residentes brasileiros mantenham contato com o que se faz de melhor no nosso cinema, o Festival está voltado também e principalmente para a promoção de negócios.

Para isso, será destinado um espaço do Centro de Convenções do Hotel sede do evento para a visibilidade e comercialização dos produtos audiovisuais brasileiros nos seus principais segmentos. São várias cabines de exibição, com monitores de TV e vídeo, sala de reuniões, computadores, telefones, fax, internet, e pessoal de atendimento com fluência em vários idiomas.

Ali estarão se reunindo exibidores, distribuidores e co-produtores do mercado internacional com atores, produtores e diretores de filmes brasileiros, além das autoridades públicas do estado da Flórida, encarregadas da promoção de políticas culturais.

Este ano o Festival realizará quatro Mostras:

- Mostra Competitiva de 14 longas-metragens, com premiações em 16 categorias;

- Mostra Competitiva de 13 curtas-metragens, com premiações em oito categorias;

- Mostra “Homenagem”, dirigida ao diretor Paulo Cezar Saraceni e à atriz Marília Pêra, mostrando três filmes de cada um dos homenageados;

- Mostra “Panorama Brasil”, em homenagem ao Estado do Rio de Janeiro, com quatro filmes.

Ao todo, serão exibidos 30 filmes, entre longas e curtas, da safra de 2000 e de 2001.

Paralelamente ao Festival, será realizado, ao longo de cinco dias, um amplo seminário para analisar o estágio atual da indústria cinematográfica brasileira, as estratégias de desenvolvimento da indústria audiovisual no mercado internacional e as oportunidades de negócios.

Srªs e Srs. Senadores, do Festival a que faço referência participarão aproximadamente 40 palestrantes, entre produtores e diretores de cinema, autoridades governamentais, estudiosos e pesquisadores, número que bem atesta a abrangência e a importância do evento.

É a razão pela qual faço este registro no plenário do Senado da República.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2001 - Página 10523