Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

APELO A PETROBRAS PARA REVISÃO DA DECISÃO DE DESATIVAR SUA BASE NA CIDADE DE RIO BRANCO, CAPITAL DO ACRE, TENDO EM VISTA OS PREJUIZOS A QUE SERA SUBMETIDO AQUELE ESTADO, SOBRETUDO COM O AUMENTO NO PREÇO DOS COMBUSTIVEIS.

Autor
Nabor Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Nabor Teles da Rocha Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • APELO A PETROBRAS PARA REVISÃO DA DECISÃO DE DESATIVAR SUA BASE NA CIDADE DE RIO BRANCO, CAPITAL DO ACRE, TENDO EM VISTA OS PREJUIZOS A QUE SERA SUBMETIDO AQUELE ESTADO, SOBRETUDO COM O AUMENTO NO PREÇO DOS COMBUSTIVEIS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2001 - Página 10350
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • ANALISE, EFEITO, DECISÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), FECHAMENTO, BASE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO ACRE (AC), PREJUIZO, POPULAÇÃO, MOTIVO, AUMENTO, PREÇO, COMBUSTIVEL.
  • PEDIDO, REVISÃO, DECISÃO, ENCERRAMENTO, BASE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), FORNECIMENTO, COMBUSTIVEL.

O SR. NABOR JÚNIOR (PMDB - AC. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a imprensa do meu Estado tem estampado, com freqüência, as preocupações de toda a sociedade acreana em torno da notícia de que a Petrobras estaria inclinada a encerrar as atividades de suprimento de combustíveis à capital, Rio Branco, dentro de pouco tempo.

Essa ameaça já foi objeto de pronunciamento de alguns deputados estaduais na Assembléia Legislativa. Se vier a ser consumada, trará, inquestionavelmente, prejuízos incalculáveis para a população de todo o Estado, pois a nova política de preços, estabelecida pela Petrobras e com a anuência do Departamento Nacional de Combustíveis, determina que a tabela de preços é fixada de acordo com as bases da empresa em cada Unidade da Federação.

Se, por exemplo, essa base de fornecimento de combustível vier a ser fechada, se tiver as suas atividades encerradas, o preço do combustível vai ser aumentado: será o mesmo de Manaus ou de Porto Velho, com o acréscimo de um custo, a título de adicional de transporte; é o que acontece em outras cidades que não dispõem de bases da empresa. Isso vai ocasionar, Sr. Presidente, uma elevação dos gastos com derivados de petróleo, na capital do Acre, em torno de 15 a 20%. Já temos o preço mais elevado de petróleo do Brasil, mesmo existindo uma base da Petrobras em Rio Branco. E agora, se essa base for fechada, o preço vai aumentar ainda mais.

Por essa razão, quero aproveitar este breve espaço que V. Exª me concedeu, Sr. Presidente, para dirigir um apelo à Petrobras, ao Departamento Nacional de Combustíveis e ao próprio Ministério de Minas e Energia, para que não se consume, de maneira alguma, a proposta de fechamento da base da Petrobras em Rio Branco. Isso vai ser um prejuízo incalculável para a população do meu Estado, que, como disse anteriormente, já paga um preço elevadíssimo pelo diesel, pela gasolina e por outros produtos assemelhados.

É importante frisar que essa atitude, se vier a ser tomada, estará na contramão de todos os legítimos interesses do Acre, principalmente porque afetará o abastecimento de combustível às usinas geradoras de energia elétrica em Rio Branco. Se a base for fechada, o preço do petróleo vai aumentar e, conseqüentemente, a tarifa de energia elétrica também, agravando, assim, os problemas vividos pela economia de mais de 250 mil pessoas que residem na Capital do Estado.

Era o apelo que eu tinha a formular.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2001 - Página 10350