Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM A HOMENAGEM RECEBIDA DA FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDONIA - FARO, QUE DEU A SUA BIBLIOTECA O NOME DE S.EXA.

Autor
Moreira Mendes (PFL - Partido da Frente Liberal/RO)
Nome completo: Rubens Moreira Mendes Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENSINO SUPERIOR. HOMENAGEM.:
  • SATISFAÇÃO COM A HOMENAGEM RECEBIDA DA FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS, EXATAS E LETRAS DE RONDONIA - FARO, QUE DEU A SUA BIBLIOTECA O NOME DE S.EXA.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2001 - Página 10388
Assunto
Outros > ENSINO SUPERIOR. HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, FACULDADE, ESTADO DE RONDONIA (RO), AMPLIAÇÃO, INFRAESTRUTURA, INSTALAÇÕES, FORMAÇÃO, ALUNO, CRIAÇÃO, PLANO DE CARREIRA, PROFESSOR UNIVERSITARIO.
  • AGRADECIMENTO, HOMENAGEM, ORADOR, DENOMINAÇÃO, BIBLIOTECA, FACULDADE, ESTADO DE RONDONIA (RO).

O SR. MOREIRA MENDES (PFL - RO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último dia 18 do corrente, em Porto Velho capital do meu Estado, participei da solenidade de inauguração do espaço de lazer, entretenimento e reflexão, assim como da Biblioteca da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia, Faro, mantida pela Associação de Ensino Superior da Amazônia que tem como Presidente o Dr. Gervásio Menezes de Oliveira, esse baiano empreendedor que acreditou em Rondônia e que dedica atenção especial ao Ensino Superior no meu Estado.

A Faro foi instalada em 12 de outubro de 1988 na cidade de Porto Velho, por iniciativa do ex-Senador Odacir Soares, com aula inaugural dos cursos de Direito e Ciências Contábeis, hoje, ambos reconhecidos pelas Portarias nºs. 610/94 e 607/95-MEC, respectivamente. Funcionando desde 1993 na sua sede própria numa área de 230.000 m2, a Faro dispõe da melhor infra-estrutura educacional da região.

A nova Diretoria, que tem à sua frente o Professor Sebastião Pinto como Diretor-Geral e João Guaraná como Diretor Executivo, movida por uma visão empreendedora de administração participativa, vem trabalhando sistematicamente para criar as condições adequadas para uma prática acadêmica capaz de formar profissionais criativos, competitivos, empreendedores, enfim, pessoas preparadas para enfrentar os desafios do novo milênio.

Dentro dessa perspectiva, a nova direção em menos de 06 meses, já construiu um Centro de Vivência com vistas a melhorar a integração e o espírito de solidariedade dos acadêmicos; equipou com mais de 5000 livros novos e, agora inaugurou a nova Biblioteca e o Shopping composto de Loja de Conveniência, Livraria, Papelaria, Loja de Artigos de Informática e Celulares, Boutique de roupas masculinas e feminina, Loja de Artigos e Serviços Fotográficos, Cabeleireiro, Cafeteria e Capela Ecumênica.

Vale lembrar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que está em funcionamento, também, o Laboratório de Informática com 52 computadores de última geração. Entretanto, o mais importante, na minha visão, se deu no aspecto pedagógico. A Faro promoveu um seminário pedagógico no período de 12 a 16/02/01 que contou com a presença de todos os seus professores com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e, por via de conseqüência, melhorar a qualidade da prática pedagógica, dando origem a uma nova coordenação pedagógica. Firmou convênio com o Governo do Estado para atuação em assistência jurídica nos presídios locais e com o Poder Judiciário através de um escritório de pequenas causas funcionando no centro da cidade, bem como um escritório modelo de advocacia, em sua sede, para atendimento à população carente.

Instituiu, por meio de acordo coletivo, um plano de carreira docente que visa, fundamentalmente, trazer segurança e estabilidade ao professor.

Dezoito Doutores e Mestres fazem parte do corpo docente da Faro e, para aqueles que não possuíam titulação, a Faculdade ofereceu dois cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Direito Constitucional e Direito Processual Civil.

            Mas, Sr. Presidente, não posso deixar de registrar que, por especial deferência da Direção tanto da Faculdade e seus professores, quanto da Direção da Entidade Mantenedora, foi dado o meu nome à Biblioteca que tive a honra de entregar à comunidade estudantil daquela Instituição de Ensino Superior.

            Disse, naquele momento, que toda homenagem, por mais simples que seja, envaidece e hora o homenageado. Mas, receber como homenagem o seu nome numa biblioteca engrandece o homenageado e o compromete cada vez mais com a educação e o saber. Por isso, com emoção, mais uma vez, e desta vez da tribuna desta Casa agradeço a honrosa lembrança e homenagem recebida.

Para finalizar, Sr. Presidente, quero, também, nesta oportunidade, prestar uma singela homenagem à pessoa do ex-Senador Odacir Soares Rodrigues, que por 16 anos representou Rondônia nesta Casa, porque foi ele o precursor dos Cursos Universitários no Estado de Rondônia. Fundou o embrião do que hoje é a Universidade Federal de Rondônia e, também, criou o primeiro curso superior particular do Estado: a Faculdade de Direito. A nossa Faro.

Era o meu registro, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2001 - Página 10388