Pronunciamento de Sebastião Bala Rocha em 29/05/2001
Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
REGISTRO DA REALIZAÇÃO, AMANHÃ, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM DE SAUDE OCULAR, PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.
- Autor
- Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
- Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.
HOMENAGEM.:
- REGISTRO DA REALIZAÇÃO, AMANHÃ, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM DE SAUDE OCULAR, PROMOVIDO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/05/2001 - Página 10631
- Assunto
- Outros > SAUDE. HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, CONVENÇÃO, SAUDE, OFTALMOLOGIA, SENADO, OBJETIVO, REUNIÃO, CLASSE POLITICA, REPASSE, INFORMAÇÃO, ASSUNTO, ORIGEM, CEGUEIRA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, PREVENÇÃO, TRATAMENTO, DOENÇA, VISÃO.
- REGISTRO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO, JORNAL, O DIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
O SR. SEBASTIÃO ROCHA (Bloco/PDT - AP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, amanhã e quinta-feira, o Senado sediará o primeiro fórum de saúde ocular, no Auditório Petrônio Portella, com abertura prevista para às 9h.
Esse assunto tem uma grande importância para o Senado Federal porque, por meio de um requerimento de minha autoria, a Comissão de Assuntos Sociais, que é presidida pelo eminente Senador Romeu Tuma - que se encontra neste plenário -, participa da coordenação desse evento, que deve mobilizar aproximadamente mil oftalmologistas do Brasil inteiro e alguns vindos de outros países.
O evento em questão tem por objetivo mostrar, um pouco para os especialistas, mas também para a classe política, a importância que tem a oftalmologia na prevenção da cegueira e o que a classe política pode fazer exatamente para contribuir com os especialistas nos casos de cegueiras que são preveníveis.
No mundo todo, há aproximadamente cinco milhões de cegos. No Brasil, o número também é muito grande, varia entre 1,5% a 2% da população brasileira.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia congrega o segundo maior colegiado de especialistas do mundo. Só perde para os Estados Unidos, que possuem em torno de 15 mil especialistas. No Brasil, há 10 mil especialistas em oftalmologia.
O evento se desenvolverá, nos dois dias, com um conjunto de palestras, que têm por objetivo, como eu disse, apresentar os avanços tecnológicos na área da oftalmologia e também as causas principais da cegueira no Brasil e no mundo e quais as medidas essenciais para que o Poder Público possa respaldar a ação dos especialistas, no sentido de prevenir milhões de casos de cegueira que ocorrem no Brasil e que são perfeitamente preveníveis.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia desenvolve duas grandes parcerias com o Poder Público: uma, no Ministério da Educação, no programa chamado Olho no Olho, onde atende em torno de 3,5 milhões de crianças do Primeiro Grau, da primeira à quarta série do ensino fundamental; e um outro programa de grande importância, realizado em parceria com o Ministério da Saúde, que é o Mutirão de Cataratas, além da cirurgia da retinopatia diabética.
Portanto, por meio da parceria com o Ministério da Educação, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia trabalha a questão da prevenção na infância para impedir que essas crianças, mais tarde, se tornem deficientes visuais e que a doença possa evoluir para a cegueira absoluta.
Junto com o Ministério da Saúde, trabalham-se programas já na fase curativa e também de prevenção, porque muitas vezes a catarata ainda não evoluiu para um estágio de cegueira plena. Portanto, o Conselho desenvolve esse programa.
O meu Estado do Amapá foi beneficiado pelo Mutirão de Cataratas, bem como o Estado Pará. Por intermédio de um convênio entre o Ministério da Saúde, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Universidade de Goiás, realizaram-se centenas de cirurgias de catarata e de retinopatia diabética. Isso ocorreu no distrito de Monte Dourado, Município de Almeri, onde foram atendidos os habitantes dos Municípios do Pará e de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá.
O Presidente Jader Barbalho recebeu hoje os diretores do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, que lhe informaram mais detalhadamente sobre o evento. Certamente S. Exª se fará presente nesse grande evento, amanhã, no Auditório Petrônio Portella, onde a presença dos Senadores, dos Deputados Federais, de Ministros de Estados e de outras autoridades é fundamental, porque o objetivo é exatamente estabelecer um entendimento, é repassar para a classe política um maior número possível de informações e estabelecer uma parceria cada vez mais ampla com a classe política, no sentido de prevenir e tratar a cegueira no Brasil.
Ao concluir, quero registrar que o jornal O Dia, do Rio de Janeiro, completa hoje 50 anos de existência. Trata-se de um jornal que, de certa forma, vem contribuindo muito para a informação no País, tratando dos mais variados assuntos e se consolidando a cada ano. Por isso, neste espaço, eu gostaria de homenagear esse importante veículo de comunicação, que, cada vez mais, se insere na vida do povo brasileiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente.