Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

RELATORIO DA VISITA DE S.EXA. AOS MUNICIPIOS DE MARABA E SANTAREM, NO ESTADO DO PARA. APOIO A CRIAÇÃO DO ESTADO DO CARAJAS.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIVISÃO TERRITORIAL.:
  • RELATORIO DA VISITA DE S.EXA. AOS MUNICIPIOS DE MARABA E SANTAREM, NO ESTADO DO PARA. APOIO A CRIAÇÃO DO ESTADO DO CARAJAS.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2001 - Página 10632
Assunto
Outros > DIVISÃO TERRITORIAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DEBATE, CAMARA MUNICIPAL, SOCIEDADE CIVIL, MUNICIPIO, SANTAREM (PA), ESTADO DO PARA (PA), DIVISÃO TERRITORIAL, REGISTRO, RECEBIMENTO, CONCESSÃO HONORIFICA.
  • ANEXAÇÃO, DOCUMENTO, LIDERANÇA, MUNICIPIOS, REGIÃO, SERRA DOS CARAJAS, ESTADO DO PARA (PA), PROPOSTA, DIVISÃO TERRITORIAL, SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no último fim de semana, estive em Santarém e em Marabá, no Estado do Pará. Em Santarém, a convite das Faculdades Integradas do Tapajós, da Câmara Municipal e da Associação Comercial daquela cidade. Lá, tive a honra de receber da Câmara de Vereadores o título de Cidadão Santareno, pela luta que temos travado pela criação do Estado do Tapajós.

Na oportunidade, também participei de uma reunião de várias instituições que estão lutando pela criação do Estado do Tapajós e que promoveram um fórum, congregando e somando esforços de maneira uniforme em prol da criação do referido Estado. Inclusive tenho o documento referente à constituição desse fórum e gostaria de pedir a V. Exª que o considerasse como parte integrante do meu pronunciamento.

À noite, tive oportunidade de falar com os alunos de Contabilidade e de outros cursos das Faculdades Integradas do Tapajós sobre o assunto e de discutir com eles a importância da redivisão territorial para o desenvolvimento das regiões longínquas da nossa Amazônia.

No dia seguinte, a convite do Deputado Giovanni Queiroz e também da União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará e da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins, tive a oportunidade de participar do último dia de reunião desses vereadores, em que a tese da criação do Estado do Carajás também demonstrou, com toda a sua força, ser uma aspiração da população, mormente das lideranças que lutam com as dificuldades de uma administração distante demais desses Municípios.

Portanto, eu gostaria de fazer este registro, ao agradecer a atenção da Câmara de Vereadores de Santarém, das Faculdades Integradas do Tapajós, da Associação Comercial de Santarém e também dos prefeitos e vereadores do sul e sudeste do Pará, que me fizeram esse convite. Peço inclusive ao Senado Federal, que já aprovou o projeto do Tapajós, do Araguaia e dos três Territórios Federais do Amazonas, que também nos debrucemos sobre a matéria, quando vier da Câmara dos Deputados o projeto do Carajás.

Sr. Presidente, também solicito que faça parte do meu pronunciamento um documento apresentado pelas Lideranças dos Municípios do sul e do sudeste do Estado do Pará a respeito da viabilidade e da conveniência da criação desse Estado.

Muito obrigado.

 

************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO CAVALCANTI EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2001 - Página 10632