Fala da Presidência durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM A MEMORIA DE HONORIO HERMETO CARNEIRO LEÃO, MARQUES DO PARANA, PELO BICENTENARIO DE SEU NASCIMENTO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM A MEMORIA DE HONORIO HERMETO CARNEIRO LEÃO, MARQUES DO PARANA, PELO BICENTENARIO DE SEU NASCIMENTO.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2001 - Página 10184
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, HONORIO HERMETO CARNEIRO LEÃO, POLITICO, PERSONAGEM ILUSTRE, EPOCA, IMPERIO, BRASIL.

O SR. PRESIDENTE (Edison Lobão) - Srªs e Srs. Senadores, Srs. Embaixadores, senhores convidados, Honório Hermeto Carneiro Leão, Marquês de Paraná, foi um brasileiro que honrou e dignificou a vida pública deste País.

Como tantos outros brasileiros, estudou em Coimbra e ali se especializou. Galgou, por merecimento, as mais importantes funções do Estado brasileiro. Viveu num tempo em que o saber intelectual e a honradez balizavam as atividades do homem público em todas as suas latitudes.

Carneiro Leão, como ainda há pouco demonstrava o orador que homenageou a sua memória, era tido como um homem autoritário. Porém, eu preferiria dizer que ele era um homem de autoridade. E, no Governo, não se governa, não se administra sem autoridade. Aquele que detém a autoridade não tem que ser necessariamente um truculento ou um autoritário, mas sem autoridade a administração é impossível.

Viveu ele ao tempo de Evaristo da Veiga, de Nabuco, de Bráulio Muniz, que era do meu Estado, de Caxias. Eram todos pró-homens do Império e pró-homens deste País. O seu nome, que se homenageia hoje no Senado, honra, portanto, as tradições deste País.

Srªs e Srs. Senadores, suspendemos esta sessão por cinco minutos, para que V. Exªs possam cumprimentar os Embaixadores e os nossos convidados.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2001 - Página 10184