Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

LEITURA DE OFICIO ENVIADO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EM QUE LAMENTA AS CRITICAS DE S.EXA. AO ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DO BRASIL QUE ABORDA A VIOLAÇÃO DO PAINEL ELETRONICO DO SENADO FEDERAL. EXPECTATIVAS ANTE O DEPOIMENTO A SER PRESTADO PELO MINISTRO PEDRO MALAN, AMANHÃ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SOBRE O AFASTAMENTO DO EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, FRANCISCO LOPES.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • LEITURA DE OFICIO ENVIADO AO PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EM QUE LAMENTA AS CRITICAS DE S.EXA. AO ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DO BRASIL QUE ABORDA A VIOLAÇÃO DO PAINEL ELETRONICO DO SENADO FEDERAL. EXPECTATIVAS ANTE O DEPOIMENTO A SER PRESTADO PELO MINISTRO PEDRO MALAN, AMANHÃ NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SOBRE O AFASTAMENTO DO EX-PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, FRANCISCO LOPES.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2001 - Página 10791
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • LEITURA, OFICIO, ENCAMINHAMENTO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUESTIONAMENTO, AVALIAÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, ORADOR, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, VIOLAÇÃO, VOTAÇÃO SECRETA, SENADO, POSSIBILIDADE, JOSE ROBERTO ARRUDA, EX SENADOR, EPOCA, LIDER, GOVERNO, INFORMAÇÃO, DESTINATARIO.
  • EXPECTATIVA, DEPOIMENTO, SENADO, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), ESCLARECIMENTOS, DEMISSÃO, FRANCISCO LOPES, EX-DIRETOR, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Como Líder, para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, registro o ofício que enviei ontem ao Excelentíssimo Senhor Presidente, Fernando Henrique Cardoso, cuja cópia inclusive mostrei ao Líder do Governo, Senador Romero Jucá.

            É o seguinte o teor do ofício enviado ao Presidente Fernando Henrique Cardoso:

Causou-me espécie que Vossa Excelência tenha qualificado de irresponsável o meu artigo publicado no Jornal do Brasil, em 24/05/2001, “A importância de se saber toda a verdade”.

Vossa Excelência tem pleno conhecimento das atribuições constitucionais do Poder Legislativo, principalmente no que concerne ao dever de fiscalizar o Poder Executivo. Soa muito estranho, Sr. Presidente, que o Líder de seu Governo no Senado Federal, diante de fato tão grave ocorrido em 27 e 28 de junho de 2000, não lhe tivesse relatado o conteúdo do diálogo havido entre ele e o Presidente do Senado, Senador Antonio Carlos Magalhães, em 29/06/2000, sobre a violação do sigilo dos votos dos Senadores por ocasião da sessão de cassação do então Senador Luiz Estevão.

Da mesma maneira, também é de senso comum a suposição de que o Presidente do Senado à época, eleito e reeleito com apoio de toda a base de sustentação do Governo, e que naquela data ainda mantinha uma relação amistosa com Vossa Excelência, lhe relataria o conteúdo daquela conversa.

Seria natural que Vossa Excelência, que teve no Senador José Roberto Arruda o Líder de sua confiança até semanas atrás, tivesse sido informado de todos os acontecimentos.

Os fatos registrados em meu artigo, ainda que não tenha citado nominalmente os três Senadores ou o personagem que me falou sobre o seu assessor, ocorreram da maneira como eu os descrevi. Pelo menos segundo os depoimentos que chegaram ao meu conhecimento.

Se Vossa Excelência desejar esclarecer a mim o que efetivamente aconteceu, terei a maior disposição de ouvi-lo e registrar da tribuna do Senado o seu relato.

Quero também sugerir a Vossa. Excelência que recomende ao Ministro Pedro Malan que, em seu depoimento a realizar-se na próxima quinta-feira, ou seja, amanhã, 31 de maio, na Comissão de Assuntos Econômicos, revele as reais razões do afastamento do ex-Presidente do Banco Central Francisco Lopes, incluindo o conteúdo do diálogo ocorrido em 13 de janeiro de 2000, durante almoço no Palácio da Alvorada. Lembro que, em seu depoimento perante a CAE, em 24 de março de 1999, o Ministro teceu grandes elogios à atuação de Francisco Lopes, em contraste com as suas declarações à jornalista Tereza Cruvinel, publicadas no jornal O Globo de 23 de maio de 2001.

Atenciosamente,

Senador Eduardo Matarazzo Suplicy

Ressalto que, com respeito à vinda do Ministro Pedro Malan, objeto de requerimento tanto do Senador Romero Jucá quanto de mim próprio, previsto para amanhã de manhã, é muito forte a expectativa do que S. Ex.ª poderá dizer. Ainda mais porque a matéria da revista Veja suscitou esclarecimentos sobre o que efetivamente ocorreu em janeiro de 1999, quando, poucos dias depois de ter Francisco Lopes tido seu nome aqui referendado pela maioria dos Senadores - fui um dos que nele votou -, houve o seu afastamento. Como o Ministro Pedro Malan, quando aqui esteve, elogiou a capacidade, a competência de Francisco Lopes, que agora foi, de alguma maneira, avaliado negativamente pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, considero, então, ser do interesse do Senado, do interesse do povo brasileiro, que o Presidente Fernando Henrique Cardoso autorize o Ministro Pedro Malan a revelar inteiramente os episódios ocorridos naquele mês, e que a resposta dele possa ser, amanhã, bem mais esclarecedora do que em 24 de março do ano passado.

Se o Senador Romero Jucá desejar um aparte, com a maior honra, concederei.

O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho) - Senador, nesta fase de comunicações inadiáveis não há aparte.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Senador Eduardo Suplicy, logo que V. Ex.ª terminar, solicitarei a palavra, pela Liderança, para fazer um esclarecimento sobre o ofício que V. Ex.ª está enviando ao Presidente Fernando Henrique.

O SR. PRESIDENTE (Jader Barbalho) - Senador Eduardo Suplicy, a Presidência roga a V. Ex.ª que conclua o seu pronunciamento.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Concluindo, relativamente ao primeiro episódio, que foi inclusive objeto de entrevistas à imprensa hoje, pelo Senador Romero Jucá, penso que a melhor maneira de esclarecer inteiramente aquele episódio seria o próprio Presidente transmitir o diálogo mantido com o seu Líder, José Roberto Arruda, a extensão e a data do diálogo, o conteúdo da lista, porque o normal é que Sua Excelência tivesse um diálogo aprofundado com aquela pessoa que era o seu Líder.

Certamente, o Senador Romero Jucá, atual Líder do Presidente Fernando Henrique Cardoso no Senado, hoje, transmite a Sua Excelência, a toda hora, tudo o que há de mais importante, inclusive sobre os diálogos que, porventura, tenha com o atual Presidente do Senado, Senador Jader Barbalho.

Então, assim chegaremos a um esclarecimento cabal.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2001 - Página 10791