Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REALIZAÇÃO, NOS DIAS 30 E 31 DE MAIO, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM NACIONAL DE SAUDE OCULAR, SOB A COORDENAÇÃO DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLIGIA - CBO.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • REALIZAÇÃO, NOS DIAS 30 E 31 DE MAIO, NO AUDITORIO PETRONIO PORTELLA, DO I FORUM NACIONAL DE SAUDE OCULAR, SOB A COORDENAÇÃO DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLIGIA - CBO.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2001 - Página 10801
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, OCORRENCIA, SENADO, CONVENÇÃO, SAUDE, OFTALMOLOGIA, AMBITO NACIONAL, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, MEDICO, CLASSE POLITICA, DEBATE, SAUDE PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, ATENDIMENTO, POPULAÇÃO CARENTE.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, o Senado Federal, na vanguarda dos acontecimentos, sedia hoje e amanhã, 30 e 31 de maio, no Auditório Petrônio Portella, o I FÓRUM NACIONAL DE SAÚDE OCULAR. Conta o evento com os auspícios do Conselho Brasileiro de Oftalmologia - CBO, sob a presidência do Dr. Marcos Ávila.

            O CBO, que celebra 60 anos de existência, congrega esforços de todos os afiliados na busca de excelência nos níveis de prática médica, ensino e pesquisa, bem como no desenvolvimento de novas técnicas de prevenção e tratamento de moléstias e disfunções da visão humana. Dedica-se, ainda, ao que reputo a mais nobre das ações profissionais: o atendimento voluntário a populações carentes, que tanto contribui para fazer melhor o nosso País.

Este Fórum, segundo o Conselho, é um evento inédito. Nele, durante dois dias, oftalmologistas brasileiros se integrarão a outros segmentos da sociedade para, juntos, refletirem e tomarem uma posição relativa à promoção da saúde pública, especialmente a ocular. Destaque-se, na organização do Encontro, a parceria com o Senado Federal, que promove a divulgação dos trabalhos.

Nos anos de 1999 e 2000, em conjunto com os Ministérios da Educação e da Saúde, o CBO realizou 524 mil cirurgias em todo o Brasil, reduzindo significativamente os níveis de deficiência visual no País. Mais importante, tais intervenções atenderam prioritariamente a populações carentes, o que contribuiu para conter os índices de repetência e evasão escolar.

O encontro em tela é motivo de regozijo para o País, pois suscitará novas propostas e técnicas de trabalho em prol da sociedade brasileira. Nosso orgulho é maior quando ficamos sabendo que o Brasil foi escolhido para, em 2006, sediar o Congresso Mundial de Oftalmologia, num reconhecimento internacional da nossa pujança e competência no setor.

Devo registrar que, no Fórum, Santa Catarina se faz representar pelo Serviço de Oftalmologia do Hospital Regional de São José, de Florianópolis, e pelo Hospital dos Olhos Sadalla Amin Ghanem, com sede em Joinville, que, sob a direção da Dra. Cleusa Coral-Ghanem, traz propostas concretas para a categoria, além de uma didática cartilha com orientações para que se preserve a visão e que incorporo ao meu pronunciamento para que conste dos Anais da Casa, pela sua relevante importância em prol da medicina.

Dignificante, também, pelo seu alcance social, é a presença, neste evento, da Escola de Cães Guias Helen Keller, sediada na Cabana Praia Mole, Florianópolis-SC, única na América do Sul dentre as cem existentes em todo o mundo. Entre os objetivos dessa entidade os principais são: promover a inserção social do cego, proporcionando-lhe mobilidade, independência, facilitar a sua integração no mercado de trabalho e educar a sociedade tornando-a receptiva e solidária aos programas sociais.

Parabenizo o Senado Federal, na pessoa do nosso Presidente, bem como aos organizadores e participantes do evento, desejando a todos pleno êxito no desenvolvimento dos trabalhos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2001 - Página 10801