Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REGISTRO DO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 25 DE ABRIL, DO ILUSTRE PIAUIENSE WILSON DE ANDRADE BRANDÃO.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • REGISTRO DO FALECIMENTO, NO ULTIMO DIA 25 DE ABRIL, DO ILUSTRE PIAUIENSE WILSON DE ANDRADE BRANDÃO.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/2001 - Página 10802
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, WILSON DE ANDRADE BRANDÃO, JURISTA, PROFESSOR, POLITICO, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL - PI) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, profundamente consternado, registro o falecimento, no último dia 25 de abril, do ilustre piauiense Wilson de Andrade Brandão.

Nascido em Teresina, em 14 de outubro de 1922, acumulou, durante toda a sua vida, uma cultura invejável. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Piauí, em 1946, deixando, como legado, uma vasta obra, não só no campo do conhecimento jurídico, mas, também, em outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, História e Literatura, das quais era, igualmente, um profundo conhecedor.

Respeitado como um grande humanista, construiu sua carreira acadêmica com profunda competência, tendo exercido os cargos de Presidente do Instituto dos Advogados do Piauí, Professor titular de Direito Civil da Faculdade Federal de Direito do Piauí e Diretor da mesma Faculdade, dentre outros.

Sua atuação como político não foi menos brilhante. Eleito Deputado Estadual, em 1965, exerceu o mandato durante seis Legislaturas; na minha administração, foi Líder do Governo, na Assembléia Legislativa; foi o primeiro Secretário de Cultura do Estado do Piauí, que ele mesmo implantou; foi Secretário de Segurança Pública do meu Estado e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça durante seis mandatos como parlamentar estadual.

Tive a honra de privar da sua amizade e convivemos, como colegas, na Academia Piauiense de Letras.

Deixou viúva a Professora Lourdinha Brandão, filha e irmã dos meus amigos, o Coronel Gonçalo Nunes, já falecido, e o Dr. Alfredo Nunes, Prefeito de Regeneração e 1º Vice-Presidente da CBF. Pai exemplar, orgulhava-se dos seus filhos: Lourdes Amélia Brandão Nunes, Arquiteta, Wilson Nunes Brandão, Engenheiro, exercendo, atualmente, o mandato de Deputado Estadual, pelo PFL, e Luciano Nunes Brandão, Acadêmico de Direito, aos quais se referia, sempre, com muito carinho.

A Associação Piauiense de Letras prestou-lhe, logo após a sua morte, justa e merecida homenagem à qual fiz questão de estar presente.

Quero, então, Sr. Presidente, nesta oportunidade, deixar registrada, nos Anais desta Casa, a minha tristeza pela perda irreparável desse ilustre piauiense que foi Wilson de Andrade Brandão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/2001 - Página 10802