Discurso durante a 63ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

LANÇAMENTO EM SÃO LUIS (MA), DO PROGRAMA COOPERJOVEM, CUJO OBJETIVO E MOTIVAR OS JOVENS PARA O COOPERATIVISMO.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COOPERATIVISMO.:
  • LANÇAMENTO EM SÃO LUIS (MA), DO PROGRAMA COOPERJOVEM, CUJO OBJETIVO E MOTIVAR OS JOVENS PARA O COOPERATIVISMO.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2001 - Página 10908
Assunto
Outros > COOPERATIVISMO.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, PROGRAMA, ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS, INCENTIVO, PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDE, COOPERATIVISMO, DEFESA, INCLUSÃO, ASSUNTO, CURRICULO, ENSINO, OBJETIVO, REFORÇO, ATIVIDADE, BENEFICIO, ECONOMIA NACIONAL.

O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi recentemente lançado em São Luís, Maranhão, o Programa Cooperjovem, cujo objetivo é motivar os jovens para o cooperativismo, estimulando-os a projetos que criem perspectivas de crescimento e de crescente melhoria na qualidade de vida da população maranhense. O Programa, que também se desenvolve em outros Estados, é uma iniciativa da OCB - Organização Brasileira de Cooperativas.

            No Brasil, Sr. Presidente, apenas 6 milhões de pessoas, no universo de 167 milhões de habitantes, participam de cooperativas. Nada obstante, as nossas associações cooperativas já respondem, nos dias atuais, por 80% do trigo, 50% do leite, 45% do café e 40% da soja produzidos no País, segundo a Organização Brasileira de Cooperativas - OCB.

Imagine-se o avanço que alcançaríamos na nossa economia, notadamente nos setores agrícolas e pecuários, se tivéssemos, a exemplo da Dinamarca, 70% da população engajada em programas cooperativistas; ou, como no Canadá, 50% dos seus habitantes e, nos Estados Unidos, 150 milhões de pessoas associadas a empreendimentos cooperativistas em vários setores da economia.

            A idéia do Programa que se iniciou na Capital maranhense é incluir o cooperativismo no currículo das escolas, criando assim um importante instrumento de conscientização para o fortalecimento dessa atividade no Brasil, a exemplo do que ocorre, com grande êxito, em alguns países onde triunfou a idéia das cooperativas.

Sr. Presidente, as associações cooperativas faturam no Brasil, por ano, um total de 120 bilhões de reais. Isso eqüivale a 6% do Produto Interno Bruto. Representam um setor de maior importância econômico-social e gozam de justo prestígio na opinião pública. A cada dia, amplia-se a rede cooperativista em nosso País, mas ainda muito falta para que se fortaleça de modo massivo.

            Iniciativas como essa de São Luís são o instrumento para o desejado crescimento das associações cooperativas. O Presidente da Organização Brasileira de Cooperativas, Sr. Dejandir Dapasquale, merece nosso aplauso não somente pelo lançamento do Programa Cooperjovem em meu Estado, mas, de um modo geral, pelo sucesso que o Programa vem obtendo nos outros nove Estados onde o mesmo já foi lançado.

Este, o registro que me cumpria fazer desta tribuna.

Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2001 - Página 10908