Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

EXPECTATIVA DIANTE DO ENCONTRO REGIONAL DO PMDB DE GOIAS, NO MUNICIPIO DE IPORA, NO QUAL SE DISCUTIRA, JUNTAMENTE COM A COMUNIDADE LOCAL, AÇÕES CONCRETAS PARA TIRAR O OESTE GOIANO DO IMOBILISMO SOCIAL E ECONOMICO.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • EXPECTATIVA DIANTE DO ENCONTRO REGIONAL DO PMDB DE GOIAS, NO MUNICIPIO DE IPORA, NO QUAL SE DISCUTIRA, JUNTAMENTE COM A COMUNIDADE LOCAL, AÇÕES CONCRETAS PARA TIRAR O OESTE GOIANO DO IMOBILISMO SOCIAL E ECONOMICO.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2001 - Página 12498
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANALISE, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, REGIÃO OESTE, ESTADO DE GOIAS (GO), FALTA, PLANEJAMENTO, RESULTADO, INERCIA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DEFESA, MUNICIPIOS, EXPLORAÇÃO, CAPACIDADE.
  • COMENTARIO, ENCONTRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), MUNICIPIO, IPORA (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), OBJETIVO, DEBATE, SOLUÇÃO, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo mais uma vez o plenário desta Casa para cobrar providências quanto à estagnação econômica a que são submetidos centenas de Municípios de médio e pequeno porte, em todo o País, devido à falta de visão e planejamento dos administradores públicos estaduais. Como exemplo, cito aqui a cidade de Iporá, com pouco mais de 50 anos, 32 mil habitantes, economia baseada na pecuária de leite, localizada na região conhecida como oeste Goiano.

Ao contrário do que se imagina, Iporá e os demais Municípios que integram essa região, encontram-se dotados de uma ótima infra-estrutura para alavancar o seu desenvolvimento. Como Deputado Federal e hoje Senador, tive participação decisiva na obtenção de vários benefícios para essas localidades, entre os quais posso aqui destacar a criação da Faculdade de Iporá, canalização do córrego Tamanduá, construção do Centro Educacional Comunitário e pavimentações asfálticas ligando Iporá a outras cidades como Caiapônia, Amorinópolis e Diorama.

Essas e muitas outras obras implantadas ao longo dos Governos do PMDB tiveram e continuam tendo grande importância para a região, mas a realidade atual aponta para a exploração de outras potencialidades que transformariam o Município de Iporá, principalmente, em um grande gerador de divisas. Bastaria, para isso, apenas vontade política àqueles que hoje dirigem os destinos de Goiás.

Ironicamente, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, em tempos de racionamento, pasmem os Senhores, o potencial energético é uma das riquezas de Iporá não exploradas pelo Governo do Estado. Três estudos de viabilidade feitos por especialistas do Canadá chamam atenção para o imenso potencial energético dos rios Caiapó e Araguaia, exatamente nos trechos próximos à cidade. Enquanto isso, os governistas anunciam investimentos na construção de 12 novas usinas hidroelétricas em praticamente todas as regiões do Estado, menos nessa importante área do Oeste Goiano.

E para acentuar de vez a estagnação econômica a que vem sendo submetida a cidade de Iporá, realidade não muito distante de tantos outros Municípios brasileiros, praticamente não há apoio governamental para a exploração de uma das maiores reservas de granito do Estado e do País. Sem qualquer estímulo para a industrialização, a matéria-prima é retirada em grande escala e encaminhada para empresas no Espírito Santo. Conhecido como granito branco, o minério extraído em Iporá tem excelente qualidade e, em grande parte, é destinado à exportação.

Na verdade, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o granito representa uma fonte de riquezas de Goiás que mal proporciona a arrecadação de ICMS em meu Estado e que, absurdamente, incrementa a economia de uma outra Unidade da Federação.

            Diante do que aqui foi exposto, quero dizer aos demais membros desta Casa que os três Senadores de Goiás estão dispostos a envidar todos os esforços para que essa realidade de Iporá e da região do Oeste Goiano seja revertida substancialmente, o mais rápido possível. Para isso, neste sábado (09/06) estaremos discutindo com a sociedade local, durante encontro regional do PMDB, em Iporá, não apenas posições políticas, mas também ações concretas para que a região do Oeste Goiano possa sair deste flagrante imobilismo social e econômico, devolvendo aos seus milhares de habitantes a real perspectiva do crescimento auto-sustentável. Estarão presentes a esse grande Encontro representantes de Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Cachoeira de Goiás, Diorama, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás e Palestina de Goiás, e como integrantes do Partido que proporcionou a infra-estrutura básica a esses importantes Municípios, nós, os três Senadores, não poderíamos deixar de estar lado a lado com as demais Lideranças do PMDB da região para vencer mais esse desafio.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2001 - Página 12498