Discurso durante a 68ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REPUDIO A MATERIA DO JORNALISTA RICARDO BOECHAT, PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO, DENOMINADA "CAUSA E EFEITO". (COMO LIDER)

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA.:
  • REPUDIO A MATERIA DO JORNALISTA RICARDO BOECHAT, PUBLICADA NO JORNAL O GLOBO, DENOMINADA "CAUSA E EFEITO". (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 08/06/2001 - Página 12596
Assunto
Outros > IMPRENSA.
Indexação
  • REPUDIO, INEXATIDÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUTORIA, RICARDO BOECHAT, JORNALISTA, SUSPEIÇÃO, ORADOR, FONTE, ARMINIO FRAGA, PRESIDENTE, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), PERSEGUIÇÃO, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), ALEGAÇÕES, PEDIDO, CREDITOS, OBRA PUBLICA, FERROVIA, REGIÃO CENTRO OESTE.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB - MT. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Jornal O Globo de hoje, na coluna de Ricardo Boechat, publica a seguinte matéria: Causa e Efeito. “Está explicado o súbito interesse do Senador Carlos Bezerra, do PMDB, pelo caso Marka. Há dias, esteve no Banco Central, pedindo crédito para a obra da Ferronorte. Não conseguiu nada”.

Sr. Presidente, tenho absoluta certeza de que esta matéria foi elaborada pelo Sr. Armínio Fraga, Presidente do Banco Central, que, aliás, tem cuidado do PMDB - de V. Exª e de outros Senadores do Partido, e agora especificamente de mim.

Nunca tratei com o Sr. Armínio Fraga de assuntos da Ferronorte. Estive com S. Exª e com o Ministro Pedro Malan para tratar de assunto de interesse do Brasil: a liberação de compulsórios com garantia para obras de infra-estrutura no País. Se ambos estivessem cuidando disso, o País não estaria no caos. O Sr. Armínio Fraga libera recursos para os bancos sem garantia. O que propusemos foi a liberação com garantias reais de reversibilidade. Não fomos tratar de assuntos específicos de ninguém. Essa é a forma que o Sr. Armínio Fraga encontrou para nos intrigar com a opinião pública.

Sr. Presidente, venho à tribuna repelir a matéria, cuja fonte conheço. O Ministro Pedro Malan é incapaz de fazer algo nesse sentido. Tratei do assunto com S. Exª e também com o Sr. Armínio Fraga. Tenho certeza de que partiu do Sr. Armínio Fraga a publicação da matéria na coluna de Ricardo Boechat. Trata-se de uma matéria mentirosa, pois fomos até lá tratar de assuntos gerais do interesse do País. Se o Sr. Armínio Fraga já estivesse resolvendo esses assuntos há muito tempo, o Brasil não estaria enfrentando os problemas existentes hoje, como os apagões, a precariedade das rodovias e outros.

Sr. Presidente, era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/06/2001 - Página 12596