Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

JUSTIFICATIVAS A REQUERIMENTO DE HOMENAGEM AO TENISTA GUSTAVO KUERTEN, PELA CONQUISTA DO TRICAMPEONATO EM ROLLAND GARROS.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • JUSTIFICATIVAS A REQUERIMENTO DE HOMENAGEM AO TENISTA GUSTAVO KUERTEN, PELA CONQUISTA DO TRICAMPEONATO EM ROLLAND GARROS.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2001 - Página 13002
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ELOGIO, ATUAÇÃO, GUSTAVO KUERTEN, ATLETA PROFISSIONAL, CAMPEONATO MUNDIAL, TENIS.

O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nobres Colegas, o País do Futebol, em época de apagão, no último domingo, foi iluminado pela estrela máxima do esporte brasileiro: Gustavo Kuerten, o nosso Guga!

Entre as dores, os pesares e as derrotas, pelo menos tivemos, como se diz na gíria, um colírio para os olhos. O nosso Gustavo Kuerten trouxe uma alegria para os brasileiros. E é esse o tema objeto do nosso registro neste momento.

Com aquela humildade e simplicidade, que lhe são peculiares, Guga recebeu o título de Rei de Rolland Garros, na França, permanecendo, ainda, como o tenista nº 1 do mundo, na denominada Corrida dos Campeões.

Foi um domingo atípico, em que as ruas estavam vazias e milhões de brasileiros ficaram ligados na “telinha”, o que, decerto, consumiu alguns quilowatts a mais. Porém, em que pese a crise de energia por que passa o Brasil, aprendemos uma importante lição com o nosso “Manezinho da Ilha”: perseverar, não se entregar e acreditar sempre nas suas possibilidades, revertendo uma situação adversa - como ocorreu naquele jogo contra o americano Russel, em que ele perdia por dois sets a zero.

            Gustavo Kuerten se superou, reacendendo a nossa auto-estima, que, apesar de se esvair de crise em crise, mostra-nos que podemos vencer esses momentos difíceis, superá-los, como fez o nosso Rei do Saibro.

Por isso, Srªs e Srs. Senadores, nesta ocasião, com fundamento no art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, desejo apresentar requerimento de voto de louvor e aplauso ao nosso desportista maior, Gustavo Kuerten, pela alta significação dos seus feitos, elevando o nome do Brasil no mundo dos esportes, momento em que parabenizo a sua família, com uma menção especial a Larri Passos, profissional competente que tem sido um baluarte da preparação física e psicológica do nosso Guga!

Sr. Presidente, essas eram as considerações e o voto de louvor que eu gostaria de fazer neste momento. E o faço não só em meu nome pessoal, como catarinense, mas também em nome dos meus Colegas Senadores Jorge Bornhausen e Geraldo Althoff e de todo o Senado.

Esta é uma justa homenagem a esse atleta humilde, que, pelo seu esforço, traz o título do tricampeonato ao Brasil. O Brasil não foi bem no futebol, estamos enfrentando certas crises, mas, pelo menos, esse esportista nos traz uma alegria e representa bem a sua categoria no esporte brasileiro.

Gustavo Kuerten está chegando a Florianópolis hoje, vindo da França, e nada melhor do que rendermos estas poucas palavras, esta homenagem a esse grande desportista e à sua família.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2001 - Página 13002