Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DE CARTA RECEBIDA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA CIDADE D SIMÃO DIAS/SE, SOLICITANDO APOIO AO MOVIMENTO GREVISTA DA CATEGORIA.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL. MOVIMENTO TRABALHISTA.:
  • TRANSCRIÇÃO DE CARTA RECEBIDA DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DA CIDADE D SIMÃO DIAS/SE, SOLICITANDO APOIO AO MOVIMENTO GREVISTA DA CATEGORIA.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2001 - Página 13003
Assunto
Outros > ESTADO DE SERGIPE (SE), GOVERNO ESTADUAL. MOVIMENTO TRABALHISTA.
Indexação
  • LEITURA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, PROFESSOR, MUNICIPIO, SIMÃO DIAS (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), CRITICA, GOVERNO ESTADUAL, FALTA, AUMENTO, SALARIO, NECESSIDADE, APOIO, ORADOR, GREVE.

O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB - SE. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no Estado de Sergipe, a classe dos professores se encontra em greve há 22 dias.

Até o presente momento, o Governo do Estado não se dispôs a atender a esse movimento reivindicatório dos professores, apesar dos compromissos por ele assumidos desde o ano passado, quando o Governador Albano Franco prometeu aos professores que lhes concederia determinados benefícios. A greve, então, chegou ao fim com essa promessa do Governo. Passados esses meses, nenhuma providência foi tomada pelo Governo para fazer face a um compromisso público assumido pelo Governador do Estado.

Recebi, da cidade de Simão Dias, a minha terra natal, um documento dos professores da rede estadual. Solicito a V. Exª, Sr. Presidente, que faça constar dos Anais desta Casa, na íntegra, este documento que passo a ler:

Exm° Sr. Senador Valadares,

A classe de professores da rede estadual de ensino enfrenta, na atual conjuntura, a opressão do Governo do Estado, que se tem portado de forma arbitrária e intransigente, ferindo os princípios da democracia e cidadania, ao negar-se diante da mísera reivindicação de R$211 o piso salarial do Plano de Carreira do Magistério. Diante disso, bem como da consciência em tê-lo como nosso fiel e verdadeiro representante na esfera federal, solicitamos a V. Exª o mais abrangente apoio ao movimento grevista em nosso Município nos Anais do Congresso Nacional, onde, na oportunidade, informamos a última Agenda estabelecida na Assembléia de hoje no Colégio Fausto Cardoso, para o qual também solicitamos a sua participação.

            Infelizmente, não pude comparecer por motivo de viagem.

            Esta é a programação elaborada pelos professores: visita da coordenação do movimento às escolas da rede estadual; pronunciamentos da comunidade escolar no Programa Tropical Notícias, pelo telefone aqui registrado; moção de apoio aos professores da rede e repúdio ao Governo Estadual; reunião dos professores no Colégio Fausto Cardoso; e passeata pelas principais ruas da cidade, saindo do Colégio Dr. Milton Dortas.

            O documento, Sr. Presidente, é assinado pelos Professores Clóvis de Andrade França, Renata Dantas do Amaral, Laudenice de Santana Oliveira e Roberto Fonseca.

Portanto, faço este registro e espero que o Governo do Estado atenda às reivindicações dos professores. Inclusive, tomamos conhecimento agora de que eles estão reunidos em assembléia geral no Instituto Histórico da Cidade de Aracaju, visando a discutir a contraproposta que foi feita à classe de professores pelo Governo do Estado. Esperamos que haja uma definição correta desse movimento e que os professores possam ser atendidos nos seus legítimos direitos.

Desejo que o movimento alcance o resultado esperado pelos mestres da minha terra natal Sergipe.

Era o registro que eu queria fazer, Sr. Presidente.

Muito obrigado.

 

******************************************************************************

           DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTONIO CARLOS VALADARES EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

******************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2001 - Página 13003