Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REALIZAÇÃO, ENTRE OS ULTIMOS DIAS 4 E 7, NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, DO PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL DE CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL. SOLIDARIEDADE AO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA PELAS DENUNCIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA, QUE ACUSAM S.EXA. DE ENVOLVIMENTO NA VIOLAÇÃO DO PAINEL ELETRONICO DO SENADO.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO TRABALHISTA. SENADO.:
  • REALIZAÇÃO, ENTRE OS ULTIMOS DIAS 4 E 7, NA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, DO PRIMEIRO CONGRESSO NACIONAL DE CATADORES DE MATERIAL RECICLAVEL. SOLIDARIEDADE AO SENADOR JOSE EDUARDO DUTRA PELAS DENUNCIAS PUBLICADAS NA IMPRENSA, QUE ACUSAM S.EXA. DE ENVOLVIMENTO NA VIOLAÇÃO DO PAINEL ELETRONICO DO SENADO.
Publicação
Publicação no DSF de 13/06/2001 - Página 13004
Assunto
Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA. SENADO.
Indexação
  • REALIZAÇÃO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), CONGRESSO, AMBITO NACIONAL, TRABALHADOR, RECOLHIMENTO, MATERIAL, RECICLAGEM, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, MUSICA.
  • SOLIDARIEDADE, JOSE EDUARDO DUTRA, SENADOR, PROTESTO, NOTICIA FALSA, IMPRENSA, ACESSO, RELAÇÃO, VOTAÇÃO, CASSAÇÃO, LUIZ ESTEVÃO, EX SENADOR.
  • SOLICITAÇÃO, JADER BARBALHO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, UNIÃO, SENADOR, DEFESA, INSTITUIÇÃO FEDERAL, SENADO, BENEFICIO, MELHORIA, OPINIÃO PUBLICA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jader Barbalho, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, quero registrar a realização do Primeiro Congresso Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis na semana passada, de 4 a 7 de junho, aqui, em Brasília, no Centro Comunitário da Universidade de Brasília.

Mais de mil catadores de papel e materiais recicláveis, vindos de todo o Brasil, participaram do evento, trocaram idéias e refletiram a respeito de como o seu direito à vida precisa ser respeitado neste País.

Lá tive a oportunidade de ouvir o testemunho de pessoas que ingressaram nessa atividade com a idade oscilante entre 6 e 10 anos, junto às suas mães ou seus pais. Hoje, pessoas adultas, com aproximadamente 40 anos, deram o seu depoimento sobre a sua difícil vida.

É interessante notar como essas pessoas conseguiram se organizar com apoio de diversos órgãos. A exemplo da Caritas e de entidades religiosas, acabaram ordenando-se e lutando pelo seu direito à vida. Formaram cooperativas a fim de chegar às várias municipalidades e conseguir o desenvolvimento de uma mentalidade voltada para proteger o ambiente, bem como para não causar prejuízos à saúde deles próprios e da população. Estão, inclusive, pensando em mecanismos para garantir o devido rendimento a si próprios.

Gostaria muito de saudar esse congresso nacional de catadores de materiais recicláveis, que teve em sua conclusão uma bonita marcha, com a participação de pessoas como o Padre Júlio Lancelotti e tantas outras que aqui vieram, transformando as músicas, a exemplo do “Canto dos Catadores”, adaptada de uma música de Milton Nascimento, que dizia:

“Ó Deus, salve o catador

Que essa luta abraçou

Oiá, meu Deus

Que essa luta abraçou.

Prá Brasília nós iremos

Conquistar nosso valor

Oiá, meu Deus

Conquistar nosso valor”.

Sr. Presidente, peço que sejam transcritas as canções desse congresso, porque refletem muito do que foi o espírito desse extraordinário evento em defesa da cidadania de pessoas que, por tantas ocasiões, tiveram negados os seus direitos.

Gostaria, Sr. Presidente, ainda, de assinalar a solidariedade ao Senador José Eduardo Dutra, diante daquilo que foi publicado nestes dias sobre o Líder do PT e do Bloco de Oposição. Segundo, inclusive, o depoimento do Senador Antonio Carlos Magalhães, expresso hoje no jornal O Estado de S.Paulo, o Senador não teve acesso à lista e, portanto, não há fundamento naquilo que se procurou atribuir a sua pessoa.

Presidente Jader Barbalho, na minha conclusão, gostaria de dizer que, tomando conhecimento de seu pronunciamento na tarde de hoje, avalio como importante, em defesa até mesmo da instituição do Senado Federal, que possa haver a iniciativa de V. Exª, do PMDB e de todo o Senado Federal no sentido de pensarmos juntos sobre como deveremos defender esta instituição que V. Exª preside. Deveremos pensar juntos sobre isso. Logo mais, o Líder do Bloco de Oposição, Senador José Eduardo Dutra, anunciará a posição de nossa Bancada. Como comungo com suas proposições, acredito que será importante que S. Exª manifeste aqui suas sugestões e iniciativas. Avalio como importante - inclusive, V. Ex.ª está conosco assinando as iniciativas de requerimentos de Comissões Parlamentares de Inquérito - que se possa dirimir inteiramente esta questão para que seu direito de defesa possa ser realizado perante os seus próprios pares nesta Casa.

Muito obrigado.

 

******************************************************************************

           DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

******************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/06/2001 - Página 13004