Pronunciamento de Carlos Wilson em 13/06/2001
Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
TRANSCURSO DOS 176 ANOS DE EXISTENCIA DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO.
- Autor
- Carlos Wilson (PPS - CIDADANIA/PE)
- Nome completo: Carlos Wilson Rocha de Queiroz Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- TRANSCURSO DOS 176 ANOS DE EXISTENCIA DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/06/2001 - Página 13200
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO, POLICIA MILITAR, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ELOGIO, ATUAÇÃO, GENIVALDO CERQUEIRA, IRAM PEREIRA DOS SANTOS, CORONEL.
O SR. CARLOS WILSON (Bloco/PPS - PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o que me traz a esta tribuna hoje é prestar uma homenagem a uma das mais eficientes, prestativas e perenes instituições brasileiras: a Polícia Militar do Estado de Pernambuco, que completa 176 anos de existência.
Como tenho reiterado em diversos pronunciamentos, o esvaziamento político e a situação de abandono que vive o meu Estado, Pernambuco, esquecido, como de resto todo o Nordeste, da ação do Governo Federal, e vítima da incompetência dos governantes locais, tem aumentado de maneira assustadora os problemas sociais. A falência da atividade canavieira na Zona da Mata, a perenidade da seca no sertão e no agreste, a falta de uma política clara de favorecimento para o pequeno agricultor, tudo isso tem ocasionado um crescimento desordenado nas cidades pernambucanas.
É natural que esta situação tenha provocado uma situação de insegurança flagrante na população de Pernambuco. O volume de ocorrências policiais e a necessidade de um policiamento ostensivo não só em Recife como na maioria das cidades do Estado é flagrante. Diante deste quadro, a Polícia Militar, hoje comandada pelo Coronel PM, Iram Pereira dos Santos, mesmo distante do ideal em termos de equipamento, treinamento e de efetivos, tem realizado o seu trabalho de forma consciente, colocando-se sempre ao lado da população, na defesa civil, no patrulhamento e na guarda dos principais valores da cidadania.
Tive a honra de comandar a Polícia Militar de Pernambuco no período em que ocupei o Governo do meu Estado. Encontrei uma corporação viva, atenta às suas prerrogativas. Uma instituição perene, obediente, serena e eficiente. Tive a oportunidade de conferir diretamente a dedicação e o empenho de cada soldado, de cada oficial.
Um dos melhores momentos em que vivi no Palácio das Princesas foi a constatação de que a Polícia Militar de Pernambuco, me permitam, a minha Polícia Militar, foi considerada uma das mais eficientes de todo o País.
Não posso deixar de reverenciar, neste momento, o concurso dedicado do então comandante da corporação, Coronel Genivaldo Cerqueira, companheiro e amigo, cuja dedicação à Polícia Militar marcou o coração de todos os pernambucanos.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vivemos tempos difíceis. Tempos de inconformidade e de revolta. Não são poucos os motivos.
Tenho certeza que em Pernambuco, a população tem consciência de que sua Polícia Militar sabe superar suas próprias dificuldades, suas próprias limitações e se colocar ao lado dos cidadãos e da cidadania.
Por isso, por ocasião das comemorações do seu aniversário, dos seus 176 anos de existência, gostaria de cumprimentar o Coronel Iram Pereira dos Santos e estender o meu abraço a cada oficial e a cada soldado da instituição.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.