Discurso durante a 76ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

REPUDIO AS AFIRMAÇÕES DO SENADOR MAGUITO VILELA SOBRE O ATUAL GOVERNO NO QUE TANGE AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO.

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.:
  • REPUDIO AS AFIRMAÇÕES DO SENADOR MAGUITO VILELA SOBRE O ATUAL GOVERNO NO QUE TANGE AS DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO.
Aparteantes
Maguito Vilela.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2001 - Página 13785
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, MAGUITO VILELA, SENADOR, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, IRREGULARIDADE, GOVERNO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ESCLARECIMENTOS, POSIÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ADOÇÃO, PROVIDENCIA, COMBATE, APURAÇÃO, DENUNCIA, ENCAMINHAMENTO, MINISTERIO PUBLICO, POLICIA FEDERAL, ASSUNTO.
  • CONFIRMAÇÃO, IMPORTANCIA, PERMANENCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), GRUPO, APOIO, GOVERNO.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dizer ao Senador Ademir Andrade que a minha fala, quando pedi a palavra pela Liderança do Governo, era para registrar uma questão relacionada a funcionários públicos e não ao que dizia o Senador Maguito Vilela em seu discurso. Mas, as colocações do Senador Maguito Vilela ensejam explicações. Em primeiro lugar, o Senador Maguito Vilela disse que o Senador José Roberto Arruda teria violado o painel do Senado, registrando que teria sido um posicionamento como Líder do Governo. Quero registrar que se o Senador José Roberto Arruda teve alguma participação na questão no painel, como ficou comprovado, o fez como Senador por Brasília e não em nome da Liderança do Governo, nem com a participação do Governo nesses fatos. Aliás, como ficou comprovado durante o processo de investigação na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar do Senado.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Concede-me V. Exª um aparte? Eu disse que não estava acusando pessoalmente ninguém. Eu disse que foi um escândalo promovido também por um integrante do seu Partido e não do PMDB.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - A segunda questão é registrar e discordar do Senador quando S. Exª fala em corrupção no Governo Fernando Henrique Cardoso. Quero registrar que repudio essas colocações, porque qualquer denúncia de corrupção e irregularidade no Governo Fernando Henrique Cardoso está sendo combatida, investigada e está sendo equacionada, inclusive com direcionamento ao Ministério Público e à Polícia Federal para os esclarecimentos devidos. Portanto, se existem acusações levianas, sem provas, contra o PMDB, esse clima não deve levar também a qualquer tipo de acusação contra o Governo.

Quero registrar que a posição do Governo é discordante também da posição do Senador Maguito Vilela no tocante à permanência do PMDB na base do Governo, o PMDB é importante para a governabilidade, é importante para o País, é importante na condução do Governo Fernando Henrique Cardoso e, portanto, nós queremos e vamos continuar lutando pela permanência do PMDB no Governo Fernando Henrique Cardoso.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Permite-me V. Exª um outro aparte?

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Com todo o prazer.

O Sr. Maguito Vilela (PMDB - GO) - Então, pergunte ao Governador e Líder Tasso Jereissati qual é a banda podre e quem dela participa no Governo.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR) - Senador Maguito Vilela, talvez V. Exª esteja embotado por questões de disputa local no seu Estado. O Governador Tasso Jereissati fala especificamente de questões locais do seu Estado. Essas questões não podem ser confundidas nem contaminar um projeto de construção nacional deste País, no qual o PMDB tem um importante papel. Portanto, quero registrar a posição do Governo de que o PMDB é importante. E nós vamos lutar pela permanência do PMDB na base do Governo.

Registro, por fim, que a permanência e a ação dos ministros do PMDB no Governo é importante. Os ministros têm recebido, sim, os recursos disponíveis, dentro de uma partilha, dentro de uma disputa orçamentária que se dá na Comissão de Orçamento aqui no Congresso, na qual o PMDB tem assento. Aliás, o PMDB tem tido, sucessivamente, durante o Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, a Relatoria ou a Presidência da Comissão de Orçamento. Portanto, ao se discutir e ao se dividir as verbas do Orçamento, o PMDB tem uma participação fortíssima nessa definição. Quero dizer que os ministros do PMDB têm aplicado o dinheiro corretamente e tem feito um grande trabalho, e nós temos testemunhado esse esforço. Portanto, retirando a questão da disputa eleitoral regional de V. Exª, eu reafirmo a importância do PMDB na base governista, e espero que o PMDB, em setembro, reafirme o seu posicionamento de não só estarmos juntos agora, mas de construirmos uma chapa forte para ganharmos a eleição no próximo ano.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2001 - Página 13785