Discurso durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA EVANDRO CARLOS DE ANDRADE, OCORRIDO HOJE NO RIO DE JANEIRO.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA EVANDRO CARLOS DE ANDRADE, OCORRIDO HOJE NO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/2001 - Página 14029
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EVANDRO CARLOS DE ANDRADE, JORNALISTA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não posso dizer que privei da intimidade do Sr. Evandro Carlos de Andrade nem que com ele mantive um relacionamento muito próximo. Talvez pela distância que sempre nos separou - eu, do Estado de Goiás; ele, do Rio de Janeiro -, nossa relação foi superficial. No entanto, nossos encontros realmente tocavam-me. Naturalmente, como homem público, acompanhei de perto a sua atuação na área da informação de nosso País.

Essas homenagens não podem ficar restritas àqueles que, como os Senadores Francelino Pereira, Bernardo Cabral e Roberto Saturnino, tiveram com o referido jornalista um relacionamento muito próximo e duradouro. Mas nós, Senadores, de todas as regiões do Brasil, que militamos na vida pública, sentimo-nos no dever de aderir a essa homenagem, que em tão boa hora o Senador Francelino Pereira traz a esta Casa.

O Brasil inteiro usufruiu da sua competência como jornalista, um jornalismo competente, sério, sobretudo equilibrado, e da sua conduta como cidadão, como brasileiro ilustre que foi, mas a nossa manifestação, Sr. Presidente, Srs. Senadores, prende-se sobretudo à importância que emprestamos a essa área da atividade humana, que é a área da informação. De todas as atividades é esta a que impõe uma responsabilidade maior, porque é a que forma a opinião pública, é a que conduz as pessoas que decidem, que opinam, que se posicionam em todos os momentos no meio social. Ele foi um exemplo de quem pratica o jornalismo com responsabilidade, de quem procura levar a informação à opinião pública a mais perfeita possível.

Nesta hora é necessário que se ressalte o seu comportamento de profissional e de cidadão, para que todos nós, sobretudo os que militam na imprensa de nosso País, tenham na vida dele o espelho e para que, principalmente a juventude, chegue à conclusão de que vale a pena se aprimorar na vida e lutar a fim de oferecer o que de melhor possui cada um na sua atividade.

Assim, Sr. Presidente, associo-me ao requerimento, trazendo, em nome de Goiás, as homenagens a Evandro Carlos de Andrade, que, sem dúvida, foi um grande, um ilustre brasileiro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/2001 - Página 14029