Discurso durante a 181ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

CRITICAS AO MINISTRO PEDRO MALAN PELO NÃO COMPARECIMENTO A CASA PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.:
  • CRITICAS AO MINISTRO PEDRO MALAN PELO NÃO COMPARECIMENTO A CASA PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES.
Publicação
Publicação no DCN2 de 01/11/1995 - Página 2226
Assunto
Outros > MINISTRO DE ESTADO, CONVOCAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, PEDRO MALAN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), AUSENCIA, COMPARECIMENTO, SENADO, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, DEMISSÃO, BANCO DO BRASIL.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Em primeiro lugar, transmito a V. Exª, Senador Elcio Alvares, que nós, Senadores que compomos esta Casa, não temos nenhuma preocupação com a cordialidade, com a gentileza, com o cavalheirismo, com a conduta retilínea com que age V. Exª no Senado Federal. Representando o Governo, transmitindo informações solicitadas pelos Srs. Senadores, da Oposição ou do Governo, V. Exª tem, nesta Casa, conduta impecável, irrepreensível. Nada temos a opor quanto ao seu posicionamento.

            Entretanto, nobre Senador Elcio Alvares, esta Casa sempre recebeu da parte dos Ministros a maior atenção: o Senador José Serra, hoje Ministro do Planejamento e Orçamento, já esteve, mais de uma vez, no plenário do Senado; também o Ministro da Saúde, Adib Jatene, aqui já esteve de forma muito cordial. Entenderam-se com a Mesa e marcaram a data em que deveriam comparecer. O Ministro Pedro Malan, no entanto, não agiu da mesma forma. Não estamos falando de V. Exª, cuja conduta - volto a dizer - é corretíssima. Referimo-nos ao Ministro Pedro Malan, que poderia ter-se entendido com o Presidente José Sarney, uma vez que a convocação não foi de Antonio Carlos Valadares, nas de todo o Plenário, de todos os partidos políticos que aprovaram aquele requerimento.

            O entendimento não se deveria dar mediante um assessor que S. Exª se propôs a mandar para marcar o encontro com o Plenário desta Casa. V. Exª, como Líder do Governo, poderia ter sido consultado. Ficaríamos satisfeitos se V. Exª fosse o porta-voz do Ministro; ficaríamos muito honrados se fosse V. Exª o intermediário da vinda do Ministro a esta Casa.

            Em todo caso, confiamos nas providências que V. Exª vai tomar junto ao Ministro para que S. Exª marque nova data a fim de comparecer a esta Casa, que é a casa do povo brasileiro e que merece toda a consideração por parte das autoridades federais.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 01/11/1995 - Página 2226