Discurso durante a 80ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

SATISFAÇÃO PELO RECONHECIMENTO DA CIDADE DE GOIAS COMO PATRIMONIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIENCIA E CULTURA.

Autor
Iris Rezende (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Iris Rezende Machado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • SATISFAÇÃO PELO RECONHECIMENTO DA CIDADE DE GOIAS COMO PATRIMONIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, CIENCIA E CULTURA.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2001 - Página 14316
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, DECISÃO, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO A CIENCIA E A CULTURA (UNESCO), RECONHECIMENTO, MUNICIPIO, GOIAS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), PATRIMONIO CULTURAL, ELOGIO, POPULAÇÃO.

O SR. IRIS REZENDE (PMDB - GO) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com imensa alegria que registro no plenário do Senado da República a decisão tomada na manhã de hoje pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura - a Unesco -, que acaba de reconhecer a Cidade de Goiás como Patrimônio da Humanidade.

Trata-se, Sr. Presidente, de uma grande conquista para Goiás, para o Centro-Oeste e para todo o Brasil.

A Unesco se reuniu em Paris para analisar 32 indicações feitas pelo Comitê do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos). A cidade de Goiás foi a única referendada em toda a América Latina.

A proclamação do título está prevista para o início de dezembro em Helsinque, capital da Finlândia.

O Movimento Pró-Cidade de Goiás foi criado em 11 de novembro de 1998, envolvendo todos os segmentos da sociedade vilaboense, como igrejas católicas e evangélicas, maçonaria, grupos de jovens, museus, escolas, clubes de serviços, Associação de Combate a Incêndio Florestal, Ordem dos Advogados do Brasil - subseção de Goiás, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, prefeitura e governo do Estado.

O Movimento Pró-Cidade de Goiás é presidido pela diretora do Teatro São Joaquim, Brasilete Caiado, tendo na vice-presidência o empresário Leonardo Rizzo.

A solicitação formal que agora resulta na transformação de Goiás em Patrimônio Cultural da Humanidade foi feita pelo ex-governador Maguito Vilela.

A cidade de Goiás é terra de renomados personagens como o escultor Veiga Valle, o escritor Hugo de Carvalho Ramos, o pintor Otto Marques, o artista plástico Siron Franco, a pianista Belkiss Carneiro de Mendonça, a doceira Silvia Curado, a artista Goiandira do Couto, além de expressões políticas como o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira e o ex-Senador Antônio di Ramos Caiado.

Goiás é o berço de Cora Coralina, símbolo maior da cidade, a imortal poetiza que encantou o país com seus versos de pura simplicidade e beleza.

Fundada pelos bandeirantes em 1727, nos contrafortes da Serra Dourada, às margens do Rio Vermelho, na cidade estão as nossas raízes mais profundas.

Atraídas pelas infinitas riquezas naturais, por aquelas paragens caminharam gerações inteiras de desbravadores, os agentes das grandes descobertas que deram início às civilizações.

No início era o Arraial de Sant’Ana, que mais tarde se transformaria em Vila Boa de Goiás, capital do Estado. Como marco desse processo está a edificação do Palácio Conde dos Arcos, em 1743.

Os festejos da Semana Santa iniciam-se em 1745. São fortes manifestações religiosas como a procissão do fogaréu e a encenação da paixão de Cristo que atraem gente de todo o país para a vivência da fé. Esses eventos se propagaram através dos tempos, constituindo-se hoje numa das maiores atrações turísticas de nosso Estado.

As igrejas de São Francisco e da Boa Morte, o Museu das Bandeiras e o Chafariz de Cauda são referências importantes da cidade de Goiás, tombada pelo patrimônio histórico nacional em 1950.

A antiga capital do Estado é um tesouro erguido no coração do Brasil. Ela se consolidou como sinônimo de sabedoria, boa convivência, paz, vontade de fazer e construir.

A cidade rompe os séculos mas nunca perde a sua identidade, conservando a arquitetura colonial com seus casarões de telha de barro e cores vivas, com suas ruas forradas de pedra, com sua natureza e seu encanto.

A conquista de hoje é, sobretudo, um momento histórico, que representa a preservação da nossa memória, eternizando as belezas monumentais, a cultura, a tradição e os sonhos da cidade de Goiás a que tanto amamos.

Assim, nos associamos ao seu querido povo que nesse momento comemora a consolidação da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade. Manifestamos a nossa emoção, orgulho e alegria por essa meritória e justa conquista que consagra o trabalho, a luta e a determinação de todos os goianos. 

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2001 - Página 14316