Discurso durante a 80ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

COMENTARIOS A ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DE BRASILIA, DE AUTORIA DO DIRETOR-GERAL DO SENADO, AGACIEL DA SILVA MAIA, INTITULADO "O SENADO ALEM DAS LEIS", REFERENTE A CONTRIBUIÇÃO DA CASA NA DISSEMINAÇÃO DE FATOS DA VIDA E DA HISTORIA BRASILEIRAS.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • COMENTARIOS A ARTIGO PUBLICADO NO JORNAL DE BRASILIA, DE AUTORIA DO DIRETOR-GERAL DO SENADO, AGACIEL DA SILVA MAIA, INTITULADO "O SENADO ALEM DAS LEIS", REFERENTE A CONTRIBUIÇÃO DA CASA NA DISSEMINAÇÃO DE FATOS DA VIDA E DA HISTORIA BRASILEIRAS.
Publicação
Publicação no DSF de 28/06/2001 - Página 14317
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • ELOGIO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DE BRASILIA, DISTRITO FEDERAL (DF), AUTORIA, AGACIEL DA SILVA MAIA, DIRETOR GERAL, REFERENCIA, CONTRIBUIÇÃO, SENADO, DESCRIÇÃO, HISTORIA, ECONOMIA, POLITICA, BRASIL.

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, hoje, nas primeiras horas do dia, tive a satisfação de ler, no Jornal de Brasília, consistente e oportuno artigo de autoria do ilustre Diretor-Geral do Senado, Agaciel da Silva Maia. Intitulado “O Senado além das leis”, o artigo aborda a vasta contribuição que o Senado Federal vem dando na disseminação de fatos da vida e da história brasileiras.

Servidor dos mais experientes, conhecedor do amplo leque de atividades que se desenvolvem nesta Casa, Agaciel trata especificamente, no citado artigo, das iniciativas no âmbito editorial, não sem antes destacar que o Senado representa, hoje, “um extraordinário complexo multimídia, como poucos existentes no mundo moderno”.

A criação do Conselho Editorial, em 1997, possibilitou ao Senado, conforme salienta, desempenhar a elevada missão de publicar obras de relevância para a compreensão da estrutura política, econômica e social do País.

Disponível a um público que inclui historiadores, professores universitários e estudiosos da vida brasileira, essa produção se distribui em cinco consistentes coleções, que são a Biblioteca Básica Brasileira - acervo dos mais representativos momentos de implantação da democracia no País; Clássicos da Política - coletânea de textos consagrados da literatura política universal; Brasil 500 Anos - verdadeiro marco da nossa bibliografia histórica; Memória Brasileira - alentado estudo histórico-científico do nosso sistema político; e O Brasil Visto por Estrangeiros, compilação básica para se conhecer o pensamento e a obra de importantes brasilianistas.

O artigo de Agaciel Maia, Sras. e Srs. Senadores, demonstra o interesse do Senado em ir além de sua missão institucional e dá a exata dimensão dos compromissos assumidos espontaneamente pelo Senado na democratização do acesso à informação e ao conhecimento, razão por que solicito sua transcrição nos Anais desta Casa.

Muito obrigado! 

 

*************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR MOZARILDO EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

*************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/06/2001 - Página 14317