Pronunciamento de Renan Calheiros em 28/06/2001
Discurso durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CONEGO ALAGOANO TEOFANES AUGUSTO DE BARROS. (COMO LIDER)
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CONEGO ALAGOANO TEOFANES AUGUSTO DE BARROS. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/06/2001 - Página 14398
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, TEOFANES AUGUSTO DE BARROS, PROFESSOR, FUNDADOR, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESTADO DE ALAGOAS (AL).
O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Como Líder, para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com as escusas naturais aos Senadores inscritos, eu gostaria de, em pouquíssimos minutos, fazer um registro e uma comunicação ao País.
Alagoas perdeu, na última semana, uma de suas maiores expressões. Os adjetivos, por mais fartos e generosos que sejam na língua portuguesa, seriam insuficientes para configurar com precisão o Cônego Teofanes Augusto de Barros, que faleceu às vésperas de completar 89 anos.
Sob a perspectiva humana, espiritual, científica e cultural, poucos o superaram, poucos o conseguirão. Dono de uma serenidade gestual, que contrastava com seu fervor empreendedor, o Cônego Teofanes atravessou o século empreendendo, criando, ensinando e honrando sua terra e sua gente.
Sua maior marca, inquestionavelmente, é o amor e a dedicação ao ensino. Lecionou Matemática, Latim, Português, Italiano, Francês, Alemão, Inglês, Sociologia, Psicologia, Lógica, Língua e Literatura Grega, História da Filosofia, História Geral, Geografia, Teologia, Liturgia e Didática. Não são, como podemos observar, predicados de uma pessoa comum, mas de um homem estudioso e dedicado.
Os seus inúmeros títulos sintetizam a força, a determinação e a vontade de servir que sublinharam sua vida. Foi professor titular da Universidade Federal de Alagoas, diretor e fundador de diversas escolas em Alagoas e Presidente Estadual da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, função esta que exerceu no limite e que lhe possibilitou fundar ginásios e escolas por todo o Estado. Nesse período, foram abertos nada mais nada menos que 36 ginásios em diversos Municípios de Alagoas.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa, foi diretor do jornal católico mais antigo do Brasil, O Semeador, fundado em 1913 por seu tio, Monsenhor Luiz Barbosa.
Esta sumária biografia certamente também será insuficiente para definir, com exatidão, o que representa o Cônego Teofanes Augusto de Barros para o Estado de Alagoas.
Espero que seu exemplo se perpetue e seja seguido. Que de seu esforço, de seu empenho, de sua luta, de sua dedicação e de sua bondade nasça e prospere uma Alagoas mais justa e mais humana, com a qual ele sempre sonhou!
Era o registro que tinha a fazer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.