Discurso durante a 81ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

INAUGURAÇÃO DO CAMPUS DO CENTRO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DE GESTÃO, CRIADO PELA FUNDAÇÃO DOM CABRAL, POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES DO SEU VIGESIMO QUINTO ANO DE ATIVIDADE.

Autor
Arlindo Porto (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/MG)
Nome completo: Arlindo Porto Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • INAUGURAÇÃO DO CAMPUS DO CENTRO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA DE GESTÃO, CRIADO PELA FUNDAÇÃO DOM CABRAL, POR OCASIÃO DAS COMEMORAÇÕES DO SEU VIGESIMO QUINTO ANO DE ATIVIDADE.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/2001 - Página 14424
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ANIVERSARIO, FUNDAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OBJETIVO, MELHORIA, CAPACIDADE PROFISSIONAL, INAUGURAÇÃO, CENTRO DE ESTUDO, AMBITO INTERNACIONAL, TECNOLOGIA, GESTÃO, EMPRESA.
  • REGISTRO, ANAIS DO SENADO, ELOGIO, DIRIGENTE, SERVIDOR, FUNDAÇÃO, MOTIVO, INCENTIVO, MELHORIA, CAPACIDADE PROFISSIONAL, GESTÃO, EMPRESA.

O SR. ARLINDO PORTO (PTB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna destacar os relevantes serviços que há já 25 anos a Fundação Dom Cabral, com sede em meu Estado de Minas Gerais, vem prestando à capacitação profissional dos gestores empresariais brasileiros, especialmente os do meu Estado.

A Fundação Dom Cabral nasceu em 9 de agosto de 1976, como desdobramento do Centro de Extensão da Universidade Católica, hoje Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - a PUC-MG -, com apoio do então Reitor, Arcebispo Dom Serafim Fernandes de Araújo, hoje cardeal e Presidente do Conselho Curador da Fundação Dom Cabral.

Desde a sua criação, a entidade vem ganhando crescente importância no seu ramo de atividade, graças à qualidade do trabalho que realiza de aprimoramento profissional dos executivos brasileiros. Com isso, a Fundação Dom Cabral tem contribuído, de maneira significativa, para suprir o mercado de profissionais mais qualificados para gerenciar as empresas brasileiras, e as mineiras em particular.

Agora, no momento em que comemora os seus 25 anos de atividades, a Fundação Dom Cabral está dando um grande salto de qualidade, com a concretização de um projeto de desenvolvimento lançado dois anos atrás: a sua constituição enquanto centro internacional de tecnologia de gestão.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como tem sido repetidamente enfatizado pelos especialistas em gestão, o diferencial capaz de garantir a sobrevivência no ambiente empresarial hoje existente é a competência para enfrentar a competição cada vez mais acirrada.

As transformações mais marcantes que atualmente se observam no mundo dos negócios são uma concentração significativa de investimentos no desenvolvimento tecnológico e o ingresso maciço de capitais nas atividades ligadas ao conhecimento. Na denominada “Era da Informação”, que se está inaugurando, a busca pela competência em gestão coloca a imperiosa necessidade da educação continuada, pois o que se vislumbra com muita clareza é que os cargos de decisão nas empresas serão confiados, cada vez mais, a profissionais de formação abrangente e conhecimento diferenciado.

            A disseminação dos computadores e a conseqüente consolidação da dimensão virtual, com a agilidade e as facilidades que lhe são características, viabilizaram a criação de uma nova modalidade de ensino, o denominado e-learning. Já a necessidade de ganho de escala força universidades e business-schools a também ampliarem sua capacidade de competir. Por conta da associação entre esses fenômenos, surgem as alianças, sobretudo internacionais.

A Fundação Dom Cabral, que já foi citada pela revista Exame como “o mais renomado centro de educação gerencial brasileiro”, está sempre sintonizada com as transformações que vão ocorrendo no ambiente empresarial. Assim, a partir de uma percepção acurada da realidade e da confiança na sua capacidade de empreender, a entidade tomou a dianteira e lançou, há dois anos, o projeto de desenvolvimento destinado a transformá-la em centro internacional de tecnologia de gestão.

A elevação a esse novo patamar de atuação exigia, evidentemente, uma expressão física, na forma de um campus adequado, e, com efeito, a partir de seu 25º aniversário, a Fundação Dom Cabral estará funcionando no mais moderno campus já projetado no Brasil para uma instituição dedicada ao desenvolvimento empresarial. Assim, no dia 9 de agosto próximo, data em que se comemora esse aniversário, estará sendo inaugurado, com a presença do Presidente Fernando Henrique Cardoso, o novo campus.

Vale ressaltar, Srªs e Srs. Senadores, que o esforço da Fundação Dom Cabral para realizar esse up-grade para uma competência em padrão internacional já começou a produzir frutos, pois o MBA Empresarial da entidade foi classificado, recentemente, entre os três melhores do Brasil, pela revista Você S/A. Como diz o professor Emerson de Almeida, seu presidente, a Fundação Dom Cabral se está preparando para “ser uma instituição que faça escola, de modo genuíno e com jeito próprio.” Segundo ele, a constituição da Fundação Dom Cabral como centro internacional de tecnologia de gestão lhe permitirá evoluir de forma concreta, reforçando a competência que sempre caracterizou a instituição desde sua criação, ao viabilizar que empresários, executivos e professores desenvolvam conhecimentos aplicáveis no dia-a-dia das empresas.

Na formação e implantação do projeto - nascido por sugestão de empresas clientes, as quais também participam da sua viabilização -, a Dom Cabral reafirmou um traço marcante nesses 25 anos de existência: a arte de atuar em parceria. Para os empresários parceiros, o projeto de transformação da Dom Cabral em centro internacional de tecnologia vai ao encontro do desafio que lhes está colocado com urgência, de promover mudanças rumo à competitividade.

Tanto é assim que o presidente da Usiminas, Rinaldo Campos Soares, ao destacar a satisfação da empresa em ser partícipe dessa experiência, declarou que “ao propiciar a absorção de modelos de tecnologia de gestão, que favorecem a inserção competitiva em ambiente de negócios sem fronteiras, este projeto da Fundação Dom Cabral está, definitivamente, motivando as empresas brasileiras a trilhar e a vencer os desafios do novo milênio”.

Outra empresa parceira, a Natura, por intermédio de seu presidente executivo, Guilherme Peirão Leal, expressou a seguinte opinião a respeito do projeto: “Ao prever um fluxo permanente de acadêmicos e dirigentes de empresas de vários países, ampliando o espaço de troca de idéias e experiências, o projeto centro internacional de tecnologia de gestão estará ajudando a construir o desenvolvimento das organizações brasileiras no cenário da globalização. Mais uma vez, a Fundação Dom Cabral sai na frente, com um projeto inovador e de aprimoramento dos processos de gestão”.

De fato, o projeto centro internacional de tecnologia de gestão está sendo gerado em um ambiente de grande interação, pois nada menos do que 33 organizações se uniram para viabilizá-lo. Entre elas estão empresas e entidades da tradição e do peso da Acesita S. A., da Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola, da Cemig, da Eletrobrás, da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, da Federação das Indústrias de Minas Gerais, da Paranapanema S.A., da Petrobras, da Rhodia S.A., da Siemens Ltda., da Springer S.A., da Telemar, da Telemig Celular, da Tigre Tubos e Conexões, da Varig e da Xerox do Brasil Ltda.

Para a Fundação Dom Cabral, a implementação de um centro internacional de tecnologia de gestão e a inauguração do novo campus representam a conquista de novos diferenciais competitivos, entre os quais a geração de tecnologia em gestão empresarial; a inteligência em unir e disponibilizar soluções empresariais integradas; o alto fluxo de interação internacional, possibilitado por alianças com organizações de renome internacional; a consolidação da parceria como competência básica; a elevação a um padrão internacional de referência em tecnologia empresarial; e a conquista de competência na realização de projetos in company.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o campus da Dom Cabral ocupa 36 mil metros quadrados de terreno doado pela Prefeitura Municipal de Nova Lima, Município na região metropolitana de Belo Horizonte. Tem localização privilegiada, em local que se destaca pela beleza natural, facilidade de acesso e proximidade das cidades históricas. O projeto arquitetônico prevê um espaço acadêmico e outro residencial, destacando-se em seus ambientes aspectos da cultura nacional e internacional.

A construção do espaço acadêmico representa investimentos da ordem de R$10 milhões. Na primeira etapa, terá área construída de 5 mil e 400 metros quadrados, com três pavimentos, centro de produção e treinamento educacional, núcleo de ensino a distância, área administrativa, área de produção e operação, espaço cultural - incluindo anfiteatro, espaço empresarial, museu, biblioteca e galeria de arte - e serviços - agência bancária, livraria, loja de conveniência e agência de viagens.

Ao lado do espaço acadêmico, será construído o espaço residencial - um moderno flat com operações de hotelaria, 120 apartamentos, no padrão de grandes business hotéis, que deverão receber os empresários e executivos participantes dos programas da Fundação Dom Cabral.

Outro destaque do novo patamar da Fundação Dom Cabral, como referência internacional em seu campo de atuação, será a geração de tecnologia de gestão como resposta das organizações aos desafios da “globolocalização” e da competitividade. A Dom Cabral trabalha em cooperação com grupos de empresas de diversas regiões do Brasil, contando hoje com mais de cem empresas associadas em três diferentes formas de parceria. Essas empresas atuam numa verdadeira rede coletiva nacional de aprendizado. Elas se reúnem não apenas para aprender juntas, mas também para compartilhar idéias e vivências empresariais, no CTE (Centro de Tecnologia Empresarial), ou no Paex (Parceiros para a Excelência) e no PDA (Parceria para o Desenvolvimento de Acionistas).

Já as alianças mantidas pela Fundação Dom Cabral com duas renomadas instituições internacionais, uma dos Estados Unidos e outra da Europa, representam uma importante fonte de inovação.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste momento em que a Fundação Dom Cabral comemora o seu 25º aniversário, lançando-se a um novo patamar de atuação, faço questão de deixar registrados nos Anais desta Casa meus efusivos cumprimentos a seus dirigentes e a todo o seu corpo de colaboradores.

Trata-se de uma instituição que, por intermédio de seus 180 professores e funcionários, vem prestando relevantes serviços na capacitação profissional dos gestores empresariais brasileiros, notadamente os do Estado de Minas Gerais, meu Estado natal. Contando com 630 empresas clientes, os programas oferecidos pela Fundação Dom Cabral têm uma média anual de 6 mil participantes.

Por tudo isso, não poderia deixar de assinalar esse evento, associando-me ao júbilo de seus dirigentes e colaboradores pelas relevantes conquistas que marcarão a data: a inauguração do campus e a constituição da entidade enquanto centro internacional de tecnologia de gestão. A partir de agora, será de porte ainda maior a colaboração que a Fundação Dom Cabral continuará dando ao aprimoramento profissional dos executivos brasileiros.

Com isso, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu queria enfatizar o orgulho dos mineiros de poder comemorar os 25 anos da Fundação Dom Cabral.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/2001 - Página 14424