Pronunciamento de Casildo Maldaner em 02/08/2001
Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
RELATORIO DE SUA PARTICIPAÇÃO EM ENCONTRO NA EMBAIXADA DO BRASIL EM MOSCOU, COM IMPORTADORES RUSSOS DE CARNE BOVINA BRASILEIRA.
- Autor
- Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Casildo João Maldaner
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
COMERCIO EXTERIOR.:
- RELATORIO DE SUA PARTICIPAÇÃO EM ENCONTRO NA EMBAIXADA DO BRASIL EM MOSCOU, COM IMPORTADORES RUSSOS DE CARNE BOVINA BRASILEIRA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 03/08/2001 - Página 15361
- Assunto
- Outros > COMERCIO EXTERIOR.
- Indexação
-
- ENCAMINHAMENTO, MESA DIRETORA, RELATORIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTANTE, SENADO, ENCONTRO, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, DISCUSSÃO, IMPORTADOR, CARNE BOVINA, SITUAÇÃO, EXPORTAÇÃO, AUSENCIA, INTERMEDIARIO, IMPEDIMENTO, TUMULTO, PROCESSO.
- IMPORTANCIA, OPORTUNIDADE, CONSOLIDAÇÃO, RELACIONAMENTO, COMERCIO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, RUSSIA, VIABILIDADE, LUCRO, BALANÇA COMERCIAL.
O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, entrego à Mesa o resultado de um encontro, no qual tive a honra de representar o Senado Federal junto a Embaixada do Brasil em Moscou, na última semana.
Sr. Presidente, vale destacar a participação da nossa Embaixada, representada pela nossa Embaixadora Drª Thereza Maria Machado Quintella, com importadores de carnes - e aí destaco não somente os de interesse de Santa Catarina, mas do Brasil inteiro.
*Cumpre, por justiça, destacar o valioso apoio da diplomacia brasileira ao evento, em especial a participação da Assessoria de Relações com o Congresso e da Exmª Embaixadora Thereza Maria Machado Quintella. Desde a fase de preparação até o término do encontro, houve-se o Itamaraty com total eficiência e senso profissional, permitindo que dele tirássemos o maior proveito possível.
Pude constatar, Sr. Presidente, da reunião em tela, interesses convergentes: de parte do empresariado russo, importar carnes brasileiras em larga escala; de nossa parte, abrir e expandir, cada vez mais, mercados para os nossos produtos.
A par disso constatei que, primeiro, o empresário russo quer negociar diretamente com o exportador brasileiro, sem a presença das internacional trading companies, cuja intermediação termina por encarecer o produto importado. Sr. Presidente e Srªs e Srs. Senadores, quer me parecer que tais intermediários acabam por tumultuar o processo, ganhando em dobro do exportador e do importador. Se há, de um lado, a vontade de vender e do outro o desejo de comprar, para que serve a figura do atravessador? Apenas para atrapalhar, suponho.
Segundo, os russos se queixam de postura de desconfiança por parte dos nossos frigoríficos, constatada quando da vinda da missão comercial ao Brasil - principalmente uma comissão que esteve em Santa Catarina. Alegam ter boas e sólidas garantias para nos oferecer, não se justificando qualquer atitude preconceituosa de nossa parte.
Uma ou outra questão de menor peso será facilmente equacionada, quem sabe até com a ajuda dos nossos meios diplomáticos e do Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio do Exterior.
Sr. Presidente o fato primordial, a meu ver, é que estamos em face de uma oportunidade, talvez única, de consolidarmos nossas relações comerciais com a Federação Russa, da qual resultarão expressivos lucros para nossa balança comercial. Devemos nos mover com celeridade e competência para que não percamos essa chance.
Outrossim, estou encaminhando cópia desse relatório a representantes do setor produtivo nacional diretamente interessado, em caráter de subsídio.
São essas algumas considerações que desejava fazer, sem prejuízo de futuras avaliações em relação a esse tema, porque é uma seqüência que teremos, de agora em diante, do Brasil com o governo russo, principalmente no setor da suinocultura e da avicultura. Essa missão, que esteve em Santa Catarina, manifestou esse interesse.
Sr. Presidente, ao entregar estes documentos à Mesa, eu gostaria de destacar dois fatores importantes junto à Embaixada do Brasil em Moscou com os importadores de carne do Brasil e os compradores de lá, aqueles que representam esse setor da economia e que atendem ao mercado russo: que eliminemos os intermediários, pois eles não os querem, tendo em vista encarecer por demais o produto. As tradings, representantes de algumas empresas americanas e outras européias, na intermediação dos mercados brasileiro e russo aumentam o preço do produto em até 20%, segundo eles. Sr. Presidente, eles querem mais confiança de nossa parte em relação aos negócios bilaterais, além de nos oferecer garantias. Portanto, creio que devemos negociar diretamente com eles para baratearmos o preço tanto na fonte como na colocação final do produto no mercado.
Sr. Presidente, nós, brasileiros, precisamos arriscar um pouco mais!
Portanto, encaminho esse relatório à Mesa, de certo modo para prestar contas dessa missão, e também levar ao conhecimento do governo catarinense, por meio do Secretário Deputado Ricardo Zonta, com quem conversei antes. Levarei esse relatório também ao diretor da associação que representa o setor produtivo de carnes do Brasil, Dr. Felipe da Luz.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, haveremos de continuar acompanhando essas negociações - que são interessantes para nós e para os russos - e, por extensão, firmarmos, quem sabe, futuras relações comerciais com mais vigor, o que nos ajudará não somente no campo da economia como, também, fortalecerá nossos laços comerciais, gerando, com isso, mais renda para nós brasileiros.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
*************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR CASILDO MALDANER EM SEU PRONUNCIAMENTO, NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.
*************************************************************************