Discurso durante a 86ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

APOIO AO REQUERIMENTO DA OPOSIÇÃO PARA CONVOCAÇÃO DE MINISTROS AO SENADO, PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE O ACORDO COM O FMI. (COMO LIDER)

Autor
Romero Jucá (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • APOIO AO REQUERIMENTO DA OPOSIÇÃO PARA CONVOCAÇÃO DE MINISTROS AO SENADO, PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE O ACORDO COM O FMI. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2001 - Página 15600
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • DEFESA, CONVOCAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, ESCLARECIMENTOS, SENADO, ACORDO, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI).
  • DEFESA, ACORDO, FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL (FMI), APROVAÇÃO, SENADO, RECURSOS, RECUPERAÇÃO, ECONOMIA NACIONAL.

O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PSDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tratarei do tema ferido pela Senadora Heloísa Helena. Tanto o Ministro Pedro Malan quanto o Ministro Martus Tavares, como qualquer outro do Governo Fernando Henrique, sempre que convidados, fizeram questão e compareceram ao Plenário ou às Comissões do Senado Federal e do Congresso para prestar esclarecimentos. Portanto, qualquer requerimento de convite é bem-vindo. Penso ser importante os Ministros virem a esta Casa - e têm vindo exaustivamente - no sentido de prestar informações da ação transparente do Governo.

Quanto à questão específica do acordo com o FMI, ventilada muito hoje pela imprensa, considero o acordo extremamente importante, no momento em que os fundamentos da economia da América do Sul estão vivendo esta situação por conta do que acontece na Argentina. Sem dúvida, essa sinalização, em âmbito internacional, é fundamental não apenas para o Governo Fernando Henrique, mas para garantir o equilíbrio e a governabilidade ao próximo Governo para que não se defronte, no final do período em crise, com algum desses contratempos internacionais.

Portanto, ao alocar ou ao garantir os recursos para o Governo Fernando Henrique, o FMI, na verdade, demonstra que os fundamentos da economia brasileira estão no caminho correto, diferentemente da Argentina. Este acordo, feito com muita responsabilidade, sem nada escondido, virá ao Senado para ser aprovado e, tenho certeza, de que o Ministro irá explicá-lo bem e demonstrar que o País está no caminho certo.

Em nome da Liderança do Governo, concordamos com o convite e, no momento correto, vamos aplaudi-lo e aprová-lo, para que o Ministro Pedro Malan possa vir novamente demonstrar o esforço que o Governo do Presidente Fernando Henrique tem feito no sentido de manter a economia equilibrada, conter o endividamento, enfim, procurar os caminhos para dar sustentabilidade ao nosso desenvolvimento.

Peço a V. Exª a minha inscrição para discursar, em um outro momento, como Senador, porque o importante agora é fazer o registro em nome da Liderança do Governo.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2001 - Página 15600