Discurso durante a 95ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DA DECLARAÇÃO DE UMA FORÇA TAREFA INDEPENDENTE, PATROCINADA PELO CONSELHO DE RELAÇÕES EXTERIORES E ELABORADA SOB A COORDENAÇÃO DO BRASILIANISTA KENNETH MAXWELL.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • TRANSCRIÇÃO DA DECLARAÇÃO DE UMA FORÇA TAREFA INDEPENDENTE, PATROCINADA PELO CONSELHO DE RELAÇÕES EXTERIORES E ELABORADA SOB A COORDENAÇÃO DO BRASILIANISTA KENNETH MAXWELL.
Publicação
Publicação no DSF de 18/08/2001 - Página 17400
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • COMENTARIO, OBRA INTELECTUAL, KENNETH MAXWELL, PROFESSOR, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ESPECIALISTA, ESTUDO, BRASIL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), COORDENAÇÃO, KENNETH MAXWELL, PROFESSOR, ASSUNTO, INTEGRAÇÃO, POLITICA EXTERNA, BRASIL.

O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, minha intervenção será muito breve e é limitada a pedir a inserção, nos Anais desta Casa, de um documento que julgo importante para as relações Brasil/Estados Unidos.

Trata-se de um memorando que foi encaminhado ao Presidente George W. Bush e ao Vice-Presidente Richard Cheney pelo Conselho de Relações Exteriores, que é uma entidade privada de grande prestígio e de grande autoridade nos Estados Unidos, porque é dirigida pelo Professor Kenneth Maxwell, que talvez seja o mais importante dos brasilianistas americanos.

O Professor Kenneth Maxwell é autor de um livro que é hoje referência para todos nós, extremamente importante, que é A Devassa da Devassa, no qual estudou a Inconfidência Mineira em profundidade e, agora, acaba de publicar um outro livro também da maior importância, que se refere a estudos sobre o Marquês de Pombal e sobre as conseqüências da sua administração no mundo português e, particularmente, no que se refere ao Brasil.

Nesse trabalho, o Professor Maxwell, dirigindo esse grupo, diz que é necessário uma refundação das relações Brasil/Estados Unidos, uma vez que ela, hoje, necessita de uma agenda positiva para que se possa superar esse aspecto, que é somente de relações comerciais, para se derramar em algo mais profundo, que é a participação do Brasil, co-responsável, na elaboração de uma nova ordem mundial.

Assim, peço a transcrição nos Anais da Casa deste documento, que é a Declaração de uma Força Tarefa Independente patrocinada pelo Conselho de Relações Exteriores, presidida pelo Professor Kenneth Maxwell, pessoa que conheço bastante e pela qual tenho grande admiração. Ele é um grande intelectual e também foi Presidente do Camões Centre, da Universidade da Colúmbia, onde tive oportunidade de comparecer e fazer uma palestra sobre a aventura da Língua Portuguesa.

O Professor Kenneth Maxwell é um homem que tem um grande interesse pelo Brasil e pela literatura brasileira.

Assim, esse documento, inserido nos Anais desta Casa, representará, sem dúvida, um subsídio importante para todos nós que examinamos as relações Brasil/Estados Unidos com um sentido muito objetivo, crítico e, ao mesmo tempo, no sentido de que essas relações possam ficar cada vez mais estreitas, mas independentes e vantajosas para os nossos países.

            Muito obrigado.

 

            

************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOSÉ SARNEY EM SEU PRONUNCIAMENTO, INSERIDO NOS TERMOS DO ART. 210 DO REGIMENTO INTERNO.

************************************************************************


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/08/2001 - Página 17400