Pronunciamento de Maria do Carmo Alves em 21/08/2001
Discurso durante a 97ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, ONTEM, DO DIA DO MAÇOM.
- Autor
- Maria do Carmo Alves (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
- Nome completo: Maria do Carmo do Nascimento Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- HOMENAGEM PELO TRANSCURSO, ONTEM, DO DIA DO MAÇOM.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/08/2001 - Página 17589
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- REGISTRO, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, MAÇONARIA, ANALISE, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, ENTIDADE, HISTORIA, SOCIEDADE, PAIS.
A SRª MARIA DO CARMO ALVES (PFL - SE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, na sessão de ontem, dia 20 de agosto, o Senado Federal homenageou a Maçonaria, pelo transcurso do Dia do Maçom.
Tendo retornado hoje ao plenário, depois de viagem que realizei a Aracaju, gostaria de me associar às manifestações dos ilustres oradores que ressaltaram a importante atuação da Maçonaria, que ingressou no Brasil pelos idos de 1796, como reflexo do movimento libertário da Revolução Francesa, e tem participado ativamente na evolução histórica do Brasil, a partir das lutas da Independência, até os dias de hoje, em que realiza importantes trabalhos sociais e educativos para o aperfeiçoamento de nossa sociedade e para o engrandecimento de nosso País.
Todos sabemos que essa entidade é uma organização séria, de atuação discreta mas vigorosa em seus resultados, que tem princípios éticos e doutrinários baseados na igualdade, liberdade e fraternidade, voltados para o aperfeiçoamento do cidadão, para o progresso e o bem comum.
Grandes vultos de nossa história ilustraram os quadros da Maçonaria, e entre eles podemos citar Dom Pedro I, o Padre Antônio Feijó, José do Patrocínio, Castro Alves, Rui Barbosa, José Bonifácio, Gonçalves Ledo, Deodoro da Fonseca, Benjamim Constant, Quintino Bocaiúva e outros que participaram ativamente dos primórdios de nossa emancipação política, como a Revolução de 1817, em Pernambuco, da abolição da escravatura, da Proclamação da República e da maior parte das grandes conquistas nacionais.
Aplaudida em certos períodos de nossa História, perseguida em outros, como por exemplo durante a questão religiosa do início da República, e até durante algum tempo vítima da Inquisição, a Maçonaria se fortaleceu e se disseminou com admirável pluralidade em todos os recantos do País e dos segmentos da sociedade, sendo hoje em dia uma organização extraordinária a serviço do bem, do próximo, da sociedade e do País.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pelo transcurso do Dia do Maçom, além de manifestar as minhas homenagens a toda a Maçonaria, gostaria de registrar os meus cumprimentos aos Maçons e organizações maçônicas do meu Estado pelos relevantes serviços que prestam a Sergipe e ao Brasil.
Muito obrigada.