Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

ANUNCIO DO LANÇAMENTO, ONTEM, EM BRASILIA, DO PROJETO AMAZONTECH 2001, QUE VISA PROMOVER NEGOCIOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS, COM TECNOLOGIA, PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PFL - Partido da Frente Liberal/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • ANUNCIO DO LANÇAMENTO, ONTEM, EM BRASILIA, DO PROJETO AMAZONTECH 2001, QUE VISA PROMOVER NEGOCIOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS, COM TECNOLOGIA, PARA O DESENVOLVIMENTO DA AMAZONIA.
Publicação
Publicação no DSF de 23/08/2001 - Página 18200
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • IMPORTANCIA, INICIATIVA, PROJETO, FEIRA, EXPOSIÇÃO, NEGOCIAÇÃO, DEBATE, UTILIZAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, BOA VISTA (RR), ESTADO DE RORAIMA (RR), PARCERIA, INICIATIVA PRIVADA, SETOR PUBLICO, ORGANIZAÇÃO, SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR).

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PFL - RR. Para uma comunicação inadiável.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, foi lançado ontem, em Brasília, um evento de extraordinária importância para a Amazônia.

Refiro-me à Amazontech 2001, evento que terá lugar de 20 a 25 de novembro na cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima.

A Amazontech 2001 é um evento estruturado com a finalidade de promover o conhecimento e o desenvolvimento da Amazônia, a partir da perfeita integração: homem - meio ambiente - tecnologia.

O evento é uma parceria da iniciativa privada com instituições governamentais e tem abrangência regional, atendendo aos Estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, estendendo-se aos países fronteiriços da Amazônia Internacional, como a Venezuela, a República da Guiana, o Suriname, o Guiana Francesa, a Colômbia, a Bolívia, o Peru e outros.

Suas ações serão concentradas em atividades que evidenciem alternativas de desenvolvimento sustentável para a região, tendo como princípio o incremento da atividade empresarial, utilizando a tecnologia e o conhecimento científico no aproveitamento racional dos recursos disponíveis, sem agressões ao meio ambiente e o modus de vida do homem amazônico.

A Amazontech 2001 será uma grande vitrine de negócios, oportunidades e potencialidades de investimentos ecologicamente corretos e lucrativos, apresentados por meio de feiras, exposições, rodadas de negócios e de projetos, cursos e palestras, com a finalidade de abrir novos mercados, promover o intercâmbio de tecnologias e debater sobre o desenvolvimento sustentável da região.

A Amazontech 2001 é um empreendimento que tem como organizadores o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Universidade Federal de Roraima.

Esse evento, que se realizará, em sua primeira versão, no Estado de Roraima, percorrerá todos os Estados da Amazônia, abrindo “novos rumos para a ciência, tecnologia e negócios sustentáveis”.

Amanhã, dia 23, um novo evento de apresentação e lançamento da Amazontech 2001 ocorrerá em Palmas, no Estado do Tocantins. Vários outros eventos se seguirão para apresentação das oportunidades que se abrem para empreendimentos sustentáveis em toda a Região Amazônica.

Com entusiasmo, Sr. Presidente, registro esse empreendimento que, certamente, contribuirá fortemente para a mudança do perfil econômico da Região Amazônica, tão enaltecida, tão cantada em prosa e verso, mas pouco acolhida com empreendimentos efetivos de valorização de suas potencialidades.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/08/2001 - Página 18200