Discurso durante a 103ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SATISFAÇÃO COM DECISÃO DA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA DE PERMITIR AO GOVERNO BRASILEIRO A RETOMADA DO APARTAMENTO COMPRADO PELO JUIZ NICOLAU DOS SANTOS NETO COM RECURSOS DESVIADOS DO TRT DE SÃO PAULO. REGISTRO DE PROJETO DE LEI, DE SUA AUTORIA, TRAMITANDO ATUALMENTE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, QUE PROIBE A COBRANÇA ANTECIPADA DE CAUÇÃO DOS PARTICIPANTES DE PLANOS DE SAUDE.

Autor
Paulo Souto (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Paulo Ganem Souto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JUDICIARIO. SAUDE.:
  • SATISFAÇÃO COM DECISÃO DA JUSTIÇA NORTE-AMERICANA DE PERMITIR AO GOVERNO BRASILEIRO A RETOMADA DO APARTAMENTO COMPRADO PELO JUIZ NICOLAU DOS SANTOS NETO COM RECURSOS DESVIADOS DO TRT DE SÃO PAULO. REGISTRO DE PROJETO DE LEI, DE SUA AUTORIA, TRAMITANDO ATUALMENTE NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, QUE PROIBE A COBRANÇA ANTECIPADA DE CAUÇÃO DOS PARTICIPANTES DE PLANOS DE SAUDE.
Publicação
Publicação no DSF de 30/08/2001 - Página 18833
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JUDICIARIO. SAUDE.
Indexação
  • ELOGIO, JUSTIÇA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), APROVAÇÃO, AÇÃO JUDICIAL, ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO (AGU), RETOMADA, IMOVEL, PROPRIEDADE, NICOLAU DOS SANTOS NETO, JUIZ, RESPONSAVEL, CORRUPÇÃO, IMPORTANCIA, RESULTADO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), JUDICIARIO, COMBATE, IMPUNIDADE.
  • JUSTIFICAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, PROIBIÇÃO, COBRANÇA, CAUÇÃO, HOSPITAL, ATENDIMENTO, PLANO, SAUDE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. PAULO SOUTO (PFL - BA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Serei breve e farei dois registros.

            Primeiramente - e pode parecer não usual -, quero fazer votos de congratulação e de louvor à Justiça americana, que, no dia de ontem, prolatou uma decisão que considero extremamente importante para o nosso País.

            Fui Relator da CPI do Judiciário e nela se destacou o caso do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, que polarizou as atenções de todo o País. A Advocacia Geral da União, com dados obtidos pela CPI do Judiciário, iniciou nos Estados Unidos, há pouco, uma ação para recuperar um símbolo da corrupção desse episódio, qual seja, o apartamento situado em uma das avenidas mais importantes de Miami. Ontem, recebemos a notícia feliz de que esse imóvel será devolvido ao seu legítimo dono, o contribuinte brasileiro, que teve seus recursos subtraídos nesse que foi um dos casos mais escabrosos de corrupção em nosso País.

            Fico alegre pela celeridade com que a Justiça dos Estados Unidos resolveu esse problema e quero me congratular com os esforços feitos pelo Governo Federal, por intermédio da Advocacia Geral da União, porque essa primeira decisão foi simbólica e importante para o nosso País. Espero que, depois, aqueles US$5 milhões que estão bloqueados na Suíça, os outros recursos que estão no exterior e o palacete do Guarujá sejam devolvidos ao povo brasileiro. Dessa forma, vai-se acabar com essa história de que CPI não dá em nada, pois esse é um resultado obtido pela CPI do Judiciário, em conjunto com o ótimo trabalho realizado pelo Ministério Público de São Paulo e pela Advocacia Geral da União. Desejo que isso represente o início de um tempo novo e importante para o nosso País.

            Meu segundo registro diz respeito aos planos de saúde.

            Sr. Presidente, ouço muitas discussões sobre essa questão e quero dizer que há, na Comissão de Assuntos Sociais, um projeto de minha autoria que impede os planos de saúde de pedirem antecipação de recursos. Muitas pessoas, quando vão aos hospitais, mostram a sua carteira de saúde e, ainda assim, lhes é exigido o depósito ou a caução para procedimentos que, eventualmente, não estariam cobertos pelo plano de saúde.

            Isso é um absurdo, um abuso ilegal, tenho absoluta certeza, por isso apresentei o projeto para que esse procedimento seja evitado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


            Modelo15/21/243:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/08/2001 - Página 18833