Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

SUGESTÃO A MESA PARA QUE FORNEÇA A OPINIÃO PUBLICA ESCLARECIMENTOS SOBRE A REMUNERAÇÃO DOS SENADORES, TENDO EM VISTA REPORTAGENS ACERCA DE FATOS ABUSIVOS ENVOLVENDO SALARIOS DE PARLAMENTARES NO BRASIL. (COMO LIDER)

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • SUGESTÃO A MESA PARA QUE FORNEÇA A OPINIÃO PUBLICA ESCLARECIMENTOS SOBRE A REMUNERAÇÃO DOS SENADORES, TENDO EM VISTA REPORTAGENS ACERCA DE FATOS ABUSIVOS ENVOLVENDO SALARIOS DE PARLAMENTARES NO BRASIL. (COMO LIDER)
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2001 - Página 18655
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, ABUSO, REMUNERAÇÃO, MEMBROS, LEGISLATIVO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL.
  • SUGESTÃO, MESA DIRETORA, ESCLARECIMENTOS, IMPRENSA, SALARIO, VANTAGENS, SENADOR, UTILIZAÇÃO, TELEVISÃO, SENADO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, desejo fazer uma sugestão à Mesa.

Nos últimos dias, houve inúmeras matérias sobre a remuneração de Parlamentares no Brasil, sobre fatos abusivos que acontecem em diversas Assembléias Legislativas, o que causou revolta na opinião pública. Hoje, inclusive, órgãos da imprensa dão informações a respeito da remuneração dos Senadores.

Sugiro, Sr. Presidente, que a própria Mesa tome a iniciativa de esclarecer - utilizando, inclusive, a TV Senado - qual é a atual remuneração bruta e líquida dos Senadores, bem como seus demais direitos, por exemplo, o crédito para o transporte aéreo. Penso que a melhor maneira de o Senado Federal ser respeitado pela população brasileira é mantendo a transparência da sua norma.

Faço esta sugestão, para que não paire qualquer dúvida. Se, porventura, convier à Mesa do Senado fazer qualquer ajuste, que isso também seja realizado da forma mais transparente possível.

Desejo que fique claro que o que acontece em uma ou outra Casa legislativa do País não é, necessariamente, o que se passa no Senado, ao contrário do que deduzem alguns.

Então, é para o bem do Senado Federal que faço essa sugestão, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2001 - Página 18655