Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 28/08/2001
Discurso durante a 102ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
SUGESTÃO A MESA PARA QUE FORNEÇA A OPINIÃO PUBLICA ESCLARECIMENTOS SOBRE A REMUNERAÇÃO DOS SENADORES, TENDO EM VISTA REPORTAGENS ACERCA DE FATOS ABUSIVOS ENVOLVENDO SALARIOS DE PARLAMENTARES NO BRASIL. (COMO LIDER)
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- SUGESTÃO A MESA PARA QUE FORNEÇA A OPINIÃO PUBLICA ESCLARECIMENTOS SOBRE A REMUNERAÇÃO DOS SENADORES, TENDO EM VISTA REPORTAGENS ACERCA DE FATOS ABUSIVOS ENVOLVENDO SALARIOS DE PARLAMENTARES NO BRASIL. (COMO LIDER)
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/08/2001 - Página 18655
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, ABUSO, REMUNERAÇÃO, MEMBROS, LEGISLATIVO, BRASIL, ESPECIFICAÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL.
- SUGESTÃO, MESA DIRETORA, ESCLARECIMENTOS, IMPRENSA, SALARIO, VANTAGENS, SENADOR, UTILIZAÇÃO, TELEVISÃO, SENADO.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, desejo fazer uma sugestão à Mesa.
Nos últimos dias, houve inúmeras matérias sobre a remuneração de Parlamentares no Brasil, sobre fatos abusivos que acontecem em diversas Assembléias Legislativas, o que causou revolta na opinião pública. Hoje, inclusive, órgãos da imprensa dão informações a respeito da remuneração dos Senadores.
Sugiro, Sr. Presidente, que a própria Mesa tome a iniciativa de esclarecer - utilizando, inclusive, a TV Senado - qual é a atual remuneração bruta e líquida dos Senadores, bem como seus demais direitos, por exemplo, o crédito para o transporte aéreo. Penso que a melhor maneira de o Senado Federal ser respeitado pela população brasileira é mantendo a transparência da sua norma.
Faço esta sugestão, para que não paire qualquer dúvida. Se, porventura, convier à Mesa do Senado fazer qualquer ajuste, que isso também seja realizado da forma mais transparente possível.
Desejo que fique claro que o que acontece em uma ou outra Casa legislativa do País não é, necessariamente, o que se passa no Senado, ao contrário do que deduzem alguns.
Então, é para o bem do Senado Federal que faço essa sugestão, Sr. Presidente.