Pronunciamento de Casildo Maldaner em 06/09/2001
Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC na formação de professores- pedagogos à distância.
- Autor
- Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
- Nome completo: Casildo João Maldaner
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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ENSINO SUPERIOR.:
- Comentários sobre o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC na formação de professores- pedagogos à distância.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/09/2001 - Página 21299
- Assunto
- Outros > ENSINO SUPERIOR.
- Indexação
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- ANALISE, ELOGIO, ATUAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PROMOÇÃO, ENSINO, DISTANCIA, ESPECIFICAÇÃO, PEDAGOGIA.
- ANALISE, EXPANSÃO, ENSINO SUPERIOR, REGISTRO, NECESSIDADE, QUALIDADE, EDUCAÇÃO, MOTIVO, CONCORRENCIA, MERCADO DE TRABALHO, COMENTARIO, IMPORTANCIA, TECNOLOGIA, INTERNET, ENSINO, DISTANCIA.
SENADO FEDERAL SF -
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O SR. CASILDO MALDANER (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, nobres colegas, serei breve.
Eu não poderia deixar de registrar da tribuna desta Casa alguns dados de conquistas da Universidade Estadual do meu Estado, Santa Catarina, a Udesc, que serve de modelo para o Brasil.
Entendo que o trabalho que a Udesc, presidida pelo Magnífico Reitor Raimundo Zumblik, vem realizando na sociedade catarinense, inclusive em relação ao ensino a distância, vale a pena trazer à reflexão desta Casa hoje.
É fato notório que o ensino superior no Brasil experimenta um período de grande expansão, tanto na graduação quanto dentro dos programas de pós-graduação, aí incluídos os cursos lato e stricto sensu, além dos novos mestrados profissionalizantes. O crescimento na graduação decorre do esforço de universalização do ensino médio, antigo segundo grau, e a conseqüente pressão proporcionada por um número crescente de jovens concluintes desse nível de ensino. Na pós-graduação, são as imposições de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, na chamada sociedade do conhecimento, que confere valor e densidade nunca antes observados à formação individual.
Nesse passo, o Brasil, embora ainda bastante distante do padrão observado nos países desenvolvidos, realiza uma operação importante que objetiva dar formação de nível universitário a contingentes cada vez maiores de sua população. São novos cursos e habilitações, com a demarcação e instauração de novas áreas de conhecimento, que vêm sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação. Diga-se, inclusive, um Ministério que se vem preocupando crescente e objetivamente com a qualidade dos cursos ministrados em nossas faculdades, universidades e centros de ensino superior, na saudável tentativa de estabelecer uma positiva competição - na qual, atendidos os pressupostos, todos podem ser vencedores, em especial a própria sociedade brasileira.
A retomada do ensino a distância, agora em novas e mais revolucionárias e avançadas bases tecnológicas, também inaugura uma auspiciosa etapa para a formação de quadros no País. O CD-Rom, a Internet, com o e-mail e os chats, enfim, o conjunto de novas tecnologias da informação e da comunicação permite a agregação, independentemente da localidade de residência dos participantes, de cada vez mais elevados contingentes de pessoas ao processo ensino-aprendizagem. A Internet, ao ampliar o número de acessos, alcançando, de forma progressiva, diversos segmentos sociais historicamente negligenciados, consolida-se como um dos mais notáveis instrumentos de uma democracia moderna.
Pois é exatamente dentro desse contexto de renovação e avanço do ensino no Brasil, Sr. Presidente, que me apraz registrar o trabalho que vem sendo executado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, a Udesc, sob a competente administração do Reitor Raimundo Zumblik e do Professor e Diretor do Curso de Ensino à Distância, Rogério Braz da Silva. Criada em 20 de maio de 1965, a Universidade foi reconhecida e credenciada pelo Ministério da Educação em novembro de 1985, e vem observando e cumprindo de forma estrita e positiva os princípios e as metas nas quais assenta sua atuação. Oferecendo 21 cursos de graduação, que cobrem um considerável arco do universo do conhecimento, proporciona à sociedade catarinense, e também aos Estados vizinhos, cursos que vão da Pedagogia à Física, de Medicina Veterinária a Artes Plásticas, passando pelos novos e promissores cursos de Design e Moda. Dispõe, também, de inúmeros cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização, aperfeiçoamento e mestrado, distribuídos entre os campi de Florianópolis, Lages e Joinville.
Mas é na área da formação docente que a Udesc desempenha uma das suas funções mais relevantes. A Universidade do Estado de Santa Catarina é a primeira universidade pública brasileira que realiza a formação de professores pedagogos, em seu próprio local de trabalho, utilizando para tal as mais modernas técnicas e recursos da educação a distância.
Vejam, Srªs e Srs. Senadores, que a Udesc cumpre o papel social de multiplicar competências, evitando e superando toda a sorte de custos, econômicos ou sociais, que a educação unicamente presencial eventualmente impõe. Possibilita, assim, o acesso à formação de qualidade aos novos mestres e induz ao notável e necessário efeito multiplicador, que seguramente será fator preponderante na melhor formação e qualificação para a vida e para o trabalho de milhões de jovens catarinenses.
Desejo enfatizar a importância dessa iniciativa conjunta da Udesc e do Ministério da Educação, com números capazes de demonstrar o grau de sucesso do trabalho. A formação de professores pedagogos, em nível superior, iniciou-se em 1999, com duas habilitações do Curso de Pedagogia: Educação Infantil e Séries Iniciais. A primeira turma, recomendada pela Comissão de Especialistas do MEC, responsável pela avaliação do Projeto de Credenciamento da Udesc para a modalidade ensino a distância, começou a sua formação em agosto de 1999, com 240 professores, oriundos de 14 Municípios da Grande Florianópolis. No ano seguinte, foram incorporados 4 mil professores-alunos de 84 Municípios catarinenses em uma evolução sem precedentes, tanto no número de participantes quanto na ampliação das comunidades atendidas.
Sr. Presidente, a terceira turma que deve iniciar a sua formação neste mês de setembro terá a participação de dez mil professores-alunos, provenientes de 108 Municípios de meu Estado. São números consistentes, que deixam todos nós, catarinenses, extremamente orgulhosos das iniciativas e da continuada e bem- sucedida atuação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Assim, a Udesc, além de cumprir à risca com as normas e diretrizes que regem a educação brasileira, consolida, plenamente, com esse trabalho de formação de professores pedagogos, sua função social de alcance, de impacto e de repercussão singulares. Por isso mesmo, desponta no cenário do ensino superior brasileiro, como instituição modelar, que merece e deve ser observada e copiada por outras universidades.
Feito isso, prezada Presidente Senadora Emilia Fernandes, caros colegas, não poderia, dentro do tempo que me é destinado, deixar de fazer este registro sobre o ensino que a Universidade Estadual de Santa Catarina vem propiciando. Além da oferta de 21 cursos de graduação, das especializações e dos mestrados, também, agora com a autorização do MEC, sendo a pioneira na formação de professores pedagogos, em suas próprias salas, visando à reciclagem e à evolução do aprendizado, estando sempre atenta a essa preparação. O mundo não pára, ele evolui; nada é estanque e a nossa Universidade Estadual está dando esse exemplo.
Quando Governador, tive a honra de sancionar a lei, o fundo constitucional, que destina recursos para experiências, para o mundo científico catarinense, e uma parte para atender alunos carentes das nossas universidades e das outras fundações. Tive a honra também de dar oportunidade para que a Udesc tivesse esses grandes objetivos.
Essas teses encontram-se em andamento. Mas precisamos que avancem além dos campos de Lages, Joinville e Florianópolis, para o oeste catarinense, uma grande e vasta região, que precisa ser integrada cada vez mais. Como também para outras regiões do meu Estado, quer o sul catarinense, o extremo norte, atuando para satisfazer as necessidades e as vocações localizadas no nosso Estado. Essa é a importância de interação que a universidade oferece.
Srª Presidente, não poderia, ao finalizar, deixar de dizer da importância do ensino a distância - sendo um método extraordinário que serve como exemplo para o País inteiro - dos nossos professores-alunos, para que evoluam e possam cada vez mais ministrar melhor o saber aos que precisam.
Muito obrigado, nobre Presidente e caros Colegas.
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