Pronunciamento de Heloísa Helena em 11/09/2001
Discurso durante a 111ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Leitura de nota de solidariedade dirigida à família do prefeito de Campinas/SP, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado ontem. (como lider)
- Autor
- Heloísa Helena (PT - Partido dos Trabalhadores/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SEGURANÇA PUBLICA.:
- Leitura de nota de solidariedade dirigida à família do prefeito de Campinas/SP, Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado ontem. (como lider)
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/09/2001 - Página 21690
- Assunto
- Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
- Indexação
-
- LEITURA, NOTA OFICIAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), SOLIDARIEDADE, FAMILIA, ANTONIO DA COSTA SANTOS, PREFEITO, MUNICIPIO, CAMPINAS (SP), ESTADO DE SÃO PAULO (SP), VITIMA, HOMICIDIO, EXIGENCIA, AUTORIDADE POLICIAL, JUDICIARIO, APURAÇÃO, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL, CRIME.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
A SRª HELOÍSA HELENA (Bloco/PT - AL. Como Líder. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Sras e Srs Senadores, o Senador Geraldo Cândido e vários outros Senadores já tiveram a oportunidade, inclusive na aprovação do requerimento de pesar, de se pronunciarem em relação à trágica morte, ao covarde atentado de que foi vítima nosso querido companheiro Toninho, Prefeito de Campinas.
O Partido dos Trabalhadores emitiu uma nota oficial que passo a ler para que fique registrada nos Anais da Casa:
Nota Oficial
Partido dos Trabalhadores
O Partido dos Trabalhadores, perante a trágica morte do Prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado covardemente na noite de ontem, manifesta sua solidariedade aos familiares, denuncia e lamenta o estado de violência que impera nos grandes centros, retrato da falência de um modelo excludente.
O PT exige das autoridades constituídas a total apuração desse bárbaro crime que vitimou um companheiro que, em pouco tempo, devolveu à população de Campinas, cidade que governava, a esperança e a crença em uma vida melhor. Campinas experimenta um momento novo, de implementação de políticas públicas, de combate às desigualdades, de investimentos nas áreas sociais, especialmente dirigidos às regiões de periferia e seu povo pobre.
Toninho tem sido um exemplo de corajosa e histórica luta contra a corrupção e o crime organizado em Campinas. [Repito: Toninho, do PT, Prefeito de Campinas, assassinado covardemente na madrugada, é um exemplo de corajosa e histórica luta contra a corrupção e o crime organizado.]
O PT denuncia e exige da Polícia e da Justiça apuração e punição dos responsáveis pelo lamentável ocorrido, tendo em vista todas as hipóteses consideradas pela investigação policial.
Os companheiros do PT rendem esta homenagem, justo reconhecimento ao companheiro Toninho, que optou sempre por levar uma vida de cidadão comum, e também ao povo de Campinas, pela crença e participação na construção de um Brasil igualitário e fraterno.
Manifestamos nossa solidariedade neste momento de dor à família de Toninho, a todos as companheiras e companheiros do PT, ao povo de Campinas e a todos as brasileiras e brasileiros que lutam efetivamente contra todas as formas de violência e de truculência covarde como essa. O nosso companheiro Senador José Eduardo Dutra, com vários companheiros e companheiras do PT, encontra-se na cidade de Campinas para dar o nosso abraço de solidariedade. Estamos, mais uma vez, exigindo a apuração, até em função do trabalho rigoroso, do trabalho vigoroso que vinha sendo desenvolvido pelo companheiro combatendo todas as formas de corrupção, o crime organizado na cidade. E nós estamos buscando todos os mecanismos de investigação para apuração desse crime bárbaro.
Era o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Modelo112/1/2412:57